Uso dos Softwares Geogebra e Winplot no Estudo de Funções Transcendentes

Autores

  • Acárem Chrísler Ferreira dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – Campus Januária – IFNMG
  • Josué Antunes de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n2p155

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Câmpus Januária. A metodologia utilizada contempla os parâmetros da sequência didática, embasada nas ideias de Zabala (1998). Para a realização da pesquisa, foi oferecido um curso de extensão, para o qual foram propostas sequências didáticas com ênfase no tratamento gráfico, com o uso das mídias lápis e papel e dos softwares Winplot e Geogebra. O objetivo foi identificar o como as Tecnologias de Informação e Comunicação, podem contribuir para a melhoria da Educação Matemática; e contribuir para a ampliação dos conhecimentos dos cursistas na área da Informática integrada à Matemática. Realizou-se uma abordagem qualiquantitativa para o levantamento e análise de dados, através de questionários e observações feitas no curso. Assim, verificou-se as reflexões, dúvidas e defasagens de aprendizagem apresentadas pelos acadêmicos, possibilitando observar a relevância da utilização da Informática na formação de professores atualmente, e como a integração das TICs ao ensino e aprendizagem de Matemática, podem contribuir para melhorias educacionais significativas, sendo de grande relevância na formação e atuação de professores nos dias atuais.

Biografia do Autor

Acárem Chrísler Ferreira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – Campus Januária – IFNMG

Graduada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

Josué Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2014). Mestre em Ensino de Física pela PUC Minas (2009). Especialista em Matemática Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996) e Graduado em Física pela Universidade Iguaçú (2001). Ex-professor da Universidade Estadual de Montes Claros. Ex-Diretor Acadêmico do Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Matemática, Física, Educação e Gestão de IES, atuando principalmente nos seguinte temas: Ensino de Física, Ensino de Matemática, Formação de Professores, Tecnologias Aplicada à Educação e Propostas de Ensino.

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Publicado

2016-01-19

Edição

Seção

Artigos