Uma análise em livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental acerca da proposta do ensino de polígonos sob a ótica da teoria de Van Hiele

Autores

  • Franklin Fernando Ferreira Pachêco Faculdade de Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros- FADIMAB. http://orcid.org/0000-0002-4600-2103
  • Gisele Ferreira Pachêco Graduada em Letras pela Universidade de Pernambuco/ Campus Mata Norte- UPE. http://orcid.org/0000-0002-4022-8101
  • Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva Licenciado em Matemática Especialista em Ensino de Matemática Mestre e Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica -Edumatec/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p101

Resumo

A pesquisa teve como objetivo central analisar a proposta do ensino de polígonos na coleção dos livros didáticos mais utilizados no município de São Vicente Férrer do Estado de Pernambuco, tendo como aporte teórico o modelo proposto por van Hiele. Para alcançarmos o objetivo da pesquisa foi necessário identificarmos inicialmente, junto à Secretaria de Educação do município, os livros didáticos mais utilizados no II ciclo do Ensino Fundamental. A realização da análise desses livros foi fundamental na identificação das relações existentes entre os autores desses livros e o modelo teórico adotado por Van Hiele. Levamos, ainda, em consideração as recomendações dos PCNs de Matemática para esses ciclos de escolaridade. A escolha desse recurso didático foi por considerar um instrumento relevante e de referência para os professores, sobretudo, nas atividades realizadas em sala de aula. Nossa fundamentação teórica esteve apoiada no modelo proposto por Van Hiele que adota níveis de 1 a 5 de desenvolvimento do pensamento geométrico que podem ser utilizados na organização de vários conteúdos de geometria e em diversos níveis de escolaridade. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa baseada na análise de conteúdo de geometria, em especial, os polígonos. A partir das análises observamos que o autor, de modo geral, propõe o estudo dos polígonos de forma sequenciada, ou seja, define, exemplifica e só então, apresenta as atividades.

Biografia do Autor

Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Faculdade de Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros- FADIMAB.

Graduado em Matemática pela Universidade de Pernambuco/ UPE- Campus Mata Norte.

Gisele Ferreira Pachêco, Graduada em Letras pela Universidade de Pernambuco/ Campus Mata Norte- UPE.

Graduada em letras pela Universidade de Pernambuco/ Campus Mata Norte - UPE. Departamento de letras.

Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva, Licenciado em Matemática Especialista em Ensino de Matemática Mestre e Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica -Edumatec/UFPE

Licenciado em Matemática
Especialista em Ensino de Matemática
Mestre e Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica -Edumatec/UFPE
Membro dos grupos de pesquisa LEMATEC (Laboratório de Ensino da Matemática e Tecnologia) e do Pró-Grandezas-Edumatec/UFPE

Downloads

Publicado

2018-04-18

Edição

Seção

Artigos