Software MATLAB no ensino-aprendizagem da Matemática no 8ºano do fundamental: Uma análise analítica e geométrica no ensino de expressões algébricas e sistemas de equações do 1º grau

Autores

  • Rildenir Ribeiro Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
  • Daniel Azevedo Melo Faculdade do Maranhão - FACAM
  • Cartegiane Conceição Veras Faculdade do Maranhão - FACAM
  • Sandro Wagner Sousa Faculdade do Maranhão - FACAM

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p58

Resumo

Este artigo apresenta a utilização de uma ferramenta computacional para a análise algébrica e geométrica de algumas competências abordadas no ensino da matemática no 8º ano do fundamental 2, as quais desenvolveram uma aprendizagem diferenciada a partir da tecnologia como facilitadora da absorção de conteúdos matemáticos que possuem um grau de dificuldade em suas resoluções analíticas e, por sua vez, possuem uma ausência de representações e interpretações geométricas dos problemas propostos. A Pesquisa visa o desenvolvimento de ferramentas de suporte e apoio ao ensino da matemática, através da construção de objetos virtuais de aprendizagem com o software MATLAB, que é um recurso didático para análise computacional dinâmica, disponível aos usuários com capacidade de realizar simulações em duas ou três dimensões. Como pesquisa bibliográfica para a abordagem dos conteúdos, foram utilizados os conceitos e as definições contidas em Cláudio Marques e Ênio Silveira (2013). Analisando-se à real necessidade de uma aprendizagem significativa, com à ajuda destes recursos que facilitam o aprendizado, verificamos e diagnosticamos que o uso de softwares matemáticos com abordagens geométricas, viabilizam de forma bem proveitosa o ensino das expressões algébricas, o desenvolvimento e análise na resolução de sistemas lineares de 1º grau com um tratamento analítico e geométrico do problema que, de certa forma, veio a promover e motivar o estudo da matemática como um todo, fomentando à pesquisa no ensino fundamental. Os resultados obtidos mostram que, na matemática, necessitamos de ferramentas pedagógicas alternativas e apropriadas para auxiliar na compreensão e entendimento do aluno.

Biografia do Autor

Rildenir Ribeiro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Departamento de Matemática - DEMAT

Daniel Azevedo Melo, Faculdade do Maranhão - FACAM

Departamento acadêmico de Matemática - DAMAT

Cartegiane Conceição Veras, Faculdade do Maranhão - FACAM

Departamento acadêmico de Matemática - DAMAT

Sandro Wagner Sousa, Faculdade do Maranhão - FACAM

Departamento acadêmico de Matemática - DAMAT

Downloads

Publicado

2018-04-18

Edição

Seção

Artigos