A linguagem da Matemática no contexto escolar: um mapeamento das produções científicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70978

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um mapeamento da produção científica no Brasil, a partir das teses e dissertações que contemplaram a linguagem da matemática. Para o levantamento das pesquisas foram consideradas as produções disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. A orientação metodológica segue os pressupostos da pesquisa qualitativa e consistiram na identificação das produções, classificação, organização e análise. Esse processo resultou em 21 produções que foram, cuidadosamente, agrupadas e analisadas conforme sua relação de proximidade. Logo, ficou evidenciado que a linguagem da matemática no contexto escolar tem sido abordada como: um recurso didático para comunicar ideias matemáticas através da Literatura; bem como revela o papel da linguagem na comunicação dos conceitos; e como enfoque didático pedagógico na Performance Matemática Digital.

Biografia do Autor

Aline de Lima Brum, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Aline de Lima Brum

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2005). Especialista em Matemática e Linguagem pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2008). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (2017) e Doutoranda do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande, com pesquisa na área de Performance Matemática Digital. Atualmente é professora da Rede Municipal de Ensino de Rio Grande-RS. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas – FORPPE, investigando estratégias de inserção das tecnologias digitais no contexto escolar. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5802727083802288  

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6001-8574

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Elaine Corrêa Pereira

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (1987). Especialista em Matemática e em Matemática Aplicada (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1999). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005) e Pós Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane (2015). É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e tem experiência docente e gestora na área educacional. Investiga os seguintes temas: Formação de Professores, Ensino de Ciências e Matemática e Modelagem Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas – FORPPE.  

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7037520500128415

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3779-1403

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

 

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Publicado

2020-10-05

Edição

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Artigos