Desafios para o professor de ciências e matemática revelados pelo estudo da BNCC do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e73147

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar e analisar os principais desafios docentes presentes nas habilidades das áreas de Ciências da Natureza e Matemática da Base Nacional Comum Curricular, levando-se em consideração a formação inicial de professores. É um estudo de cunho teórico com uma perspectiva documental, pois se apoia na análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. O presente estudo, que surgiu a partir das reflexões realizadas na disciplina de Formação de Professores, no curso de Doutorado do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), pretende contribuir para a área de pesquisa de formação inicial e continuada de professores lançando um olhar sobre um documento sobre o qual ainda pouco se estudou, a BNCC do Ensino Médio, documento que é hoje a principal orientação curricular para esse nível de ensino. Pautada na proposta de desenvolvimento de competências e habilidades, a BNCC trouxe consigo grandes desafios para a formação inicial de professores de Ciências e Matemática. Em busca de identificar e discutir os principais desafios em cada uma dessas áreas de conhecimento, analisamos 23 habilidades relacionadas às Ciências da Natureza, distribuídas em três competências, e 45 habilidades da área de Matemática, distribuídas em cinco competências. Da análise das habilidades de Ciências da Natureza, destacamos três pontos fundamentais que consideramos grandes desafios para a formação de professores dessa área: a contextualização, a interdisciplinaridade e a capacidade de intervir diretamente na realidade, em problemas de ordem social, por intermédio da preposição de soluções. Por sua vez, da análise das habilidades da área de Matemática, evidenciamos a capacidade de interpretar e construir uma visão integrada da matemática aplicada à realidade, em diferentes contextos, levando em conta o avanço tecnológico que é exigido do mercado de trabalho.

Biografia do Autor

George Anderson Macedo Castro, Licenciado em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da UFP

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da UFP

Cláudia Fernandes Andrade do Espírito Santo, Licenciada em Matemática. Atualmente aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da UFPA

Licenciada em Matemática. Atualmente aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da UFPA

Rouziclayde Castelo Barata, Licenciada em Matemática. Atualmente aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da UFPA

Licenciada em Matemática. Atualmente aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da UFPA

Saddo Ag Almouloud, UFPA

SADDO AG ALMOULOUD CONCLUIU O DOUTORADO EM MATHEMATIQUES ET APPLICATIONS - UNIVERSITE DE RENNES I EM 1992 - FRANCÇA. PROFESSOR DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, E DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRE. CONSULTOR AD HOC DA FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO , DA CAPES, BOLSISTA PESQUISADOR DE CNPq, FOI COORDENADOR DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC/SP DE 2007 À 2009 E DE 01/08/2013 A 31/07/2017. ATUALMENTE É VICE-COORDENADOR DO REFERIDO PROGRAMA. FOI COORDENADOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC/SP DE 2006 A 2017. PUBLICOU MAIS De 50 ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E MAIS DE 83 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 5 CAPÍTULOS DE LIVROS E 12 LIVROS PUBLICADOS. POSSUI 1 SOFTWARE E MAIS DE 62 ITENS DE PRODUÇÃO TÉCNICA. PARTICIPOU DE VÁRIOS EVENTOS NO EXTERIOR E MAIS DE 112 NO BRASIL. ORIENTOU MAIS 77 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENTRE 1996 E 2016. PARTICIPOU DE MAIS DE 200 BANCAS DE DEFESA DE DISSERTAÇÕES E DOUTORADOS. COORDENOU MAIS DE 5 PROJETOS DE PESQUISA. ATUALMENTE COORDENA 2 PROJETO DE PESQUISA. ATUA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. É AVALIADOR DO PRÊMIO VICTOR CIVITA DESDE 2013. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM MAIS 70 COLABORADORES EM COAUTORIA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. EM SEU CURRÍCULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICO-CULTURAL SÃO: ENSINO, APRENDIZAGEM, GEOMETRIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MATEMÁTICA, DEMONSTRAÇÃO, ENSINO BÁSICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOMETRIA DINÂMICA, TIC

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2020-07-21

Edição

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Artigos