Investigação-histórica-com-tecnologia para a unidade de álgebra e geometria no 8º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e72811

Resumo

A História da Matemática (HM), as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e Investigação Matemática (IM), dentre outras, são tendências em educação matemática cujas pesquisas tem apontado para argumentos favoráveis de uso no ensino-aprendizagem de matemática. Há ainda a possibilidade de uni-las em prol do ensino e aprendizagem. Em se tratando do ensino básico, recomenda-se que as propostas sejam apoiadas nos documentos oficiais, dentre eles a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que igualmente recomenda essas tendências e ainda sua conexão. Deste modo, nesse artigo, propomos a aliança entre HM, TDIC via IM mediante a apreciação de parte de um produto educacional, para abordagem das unidades temáticas de Álgebra e Geometria mediante os objetos de conhecimentos de plano cartesiano e transformações geométricas como simetria, tratados com abordagem histórica de personagens, obras e documentos como Nicole Oresme, La Géométrie de Descartes, o Problema de Pappus, a pintura rupestre do Abrigo de Rock El Buey, observação das esfinges esmaltadas do palácio de Dario em Susa, entre outros. Para isso, nossa pesquisa adota abordagem qualitativa com objetivo exploratório de modo a introduzir constructos que fundamentam a proposta e apresentar exemplo específico que caracteriza a aliança supracitada. Como resultado encontramos objetos de conhecimentos comuns as unidades temáticas supracitadas podendo ser abordados numa investigação-histórica-com-tecnologia mediante produto educacional, concluindo que esta proposta consiste numa alternativa para abordagem matemática na educação básica na direção da conjunção entre HM, TDIC e IM.

Biografia do Autor

Giselle Costa de Sousa, UFRN

Doutora em Educação (linha Educação Matemática) pela UFRN. Professora do Departamento de Matemática, do PPGECNM e coordenadora do PIBID de Matemática da UFRN.

Alison Luan Ferreira da Silva, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte

Licenciado em matemática e mestre em ensino de ciências naturais e matemática. Professor da educação básica.

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Publicado

2021-03-09

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Artigos