Formação continuada de professores de matemática para uso de tecnologias digitais: uma análise a partir de um curso de extensão sobre o software scratch

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e74500

Resumo

As tecnologias digitais podem representar novas possibilidades metodológicas para os processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Para que tais possibilidades sejam benéficas aos processos pedagógicos, os docentes envolvidos com o uso de tais recursos devem conhecer suas potencialidades e funcionalidades. Com o objetivo de analisar as possíveis contribuições de um curso de formação continuada para professores de Matemática sobre o software Scratch, realizou-se uma investigação qualitativa do tipo estudo de caso. A partir da observação de um curso de extensão desenvolvido em um Grupo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação Matemática, que teve 14 participantes, efetuou-se o registro dos dados de cada encontro do curso, bem como da participação dos cursistas. Um ano após a conclusão do curso, os participantes foram entrevistados novamente para verificar  como estava a prática profissional atual, buscando-se indícios das contribuições do curso. Foi possível identificar que o curso, mais do que contribuir para que os participantes conhecessem um recurso diferenciado para a sala de aula,  possibilitou que os professores se tornassem mais autônomos na busca de tecnologias digitais que contribuíssem com o aprimoramento da aprendizagem de seus alunos . O aprendizado coletivo, vivenciado em um grupo de pesquisa, possibilitou que esses professores permanecessem em formação e compartilhamento de conhecimentos.  

 

Biografia do Autor

Flavia Sucheck Mateus da Rocha, PPGECM - UFPR

Mestre em Educação em Ciências e em Matemática, pela UFPR.

Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), pela UFPR. 

Professora do Centro Universitário Internacional Uninter.

Tânia Teresinha Bruns Zimer, UFPR

Doutora em Educação

Professora Associado na niversidade Federal do Paraná, Curitiba, PR. 

Sérgio Camargo, UFPR

Doutor em Educação para a Ciência

Professor Associado na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR. 

Marcelo Souza Motta, UTFPR

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática

Professor Adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR. 

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Publicado

2021-03-09

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Artigos