Abordagem da estatística em livros didáticos de matemática do ensino médio do PNLD 2018: o letramento estatístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79174

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo verificar como duas coleções de livros didáticos de matemática do ensino médio recomendados pelo Plano Nacional do livro didático (PNLD) 2018 – 2020 abordam o conteúdo de Estatística e se esta abordagem promove o letramento estatístico. Durante a análise também verificou-se se nas coleções já havia alguma correspondência com orientações da Nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018). Consistindo em um estudo documental qualitativo, sob a perspectiva de estudo de caso, definimos critérios para descrever a abordagem do conteúdo conceitual e descritores para a classificar as tarefas constantes nos blocos de exercícios. A partir do referencial teórico adotado constatamos que a coleção Conexões com a Matemática possibilita o aluno atingir o nível consistente não-crítico do letramento estatístico, enquanto a coleção Matemática: Contexto & Aplicações desenvolve o nível inconsistente. Notamos, assim, lacunas de formação que seriam preenchidas se os autores de livros didáticos atendessem ao que é recomendado pelos pesquisadores da área de Educação Estatística. Sugerimos aos autores de livros didáticos que sigam às orientações dos especialistas da área e das normativas oficias.

Biografia do Autor

Mônica França da Silva, UFAL

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL), possui Especialização em Estatística voltada para a Educação (2012) pela Universidade Estadual de Alagoas e graduação em Licenciatura em Matemática (2007) pela mesma instituição. Foi professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Anadia(AL) e professora-monitora das disciplinas de Física e Matemática pela Secretaria Estadual de Educação(AL). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Alagoas.

Givaldo Oliveira dos Santos

Possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Federal de Alagoas (1991), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor efetivo associado, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. Professor do curso de Licenciatura em Matemática, além disso, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, educação ambiental, ensino aprendizagem, proteção ambiental e algoritmo. Também tem experiencia em Engenharia Eletrica, atuando prinicipalmente em Codificação e Decodificação de Códigos.

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2021-03-09

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Artigos