Abordagem da estatística em livros didáticos de matemática do ensino médio do PNLD 2018: o letramento estatístico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79174Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo verificar como duas coleções de livros didáticos de matemática do ensino médio recomendados pelo Plano Nacional do livro didático (PNLD) 2018 – 2020 abordam o conteúdo de Estatística e se esta abordagem promove o letramento estatístico. Durante a análise também verificou-se se nas coleções já havia alguma correspondência com orientações da Nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018). Consistindo em um estudo documental qualitativo, sob a perspectiva de estudo de caso, definimos critérios para descrever a abordagem do conteúdo conceitual e descritores para a classificar as tarefas constantes nos blocos de exercícios. A partir do referencial teórico adotado constatamos que a coleção Conexões com a Matemática possibilita o aluno atingir o nível consistente não-crítico do letramento estatístico, enquanto a coleção Matemática: Contexto & Aplicações desenvolve o nível inconsistente. Notamos, assim, lacunas de formação que seriam preenchidas se os autores de livros didáticos atendessem ao que é recomendado pelos pesquisadores da área de Educação Estatística. Sugerimos aos autores de livros didáticos que sigam às orientações dos especialistas da área e das normativas oficias.
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