A história da matemática no campo da educação matemática: um olhar a partir da instituição e constituição do campo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e79609Resumo
Este trabalho visa situar uma pesquisa em História da Matemática no campo da Educação Matemática, a partir dos processos de instituição e constituição do campo. Para tal, realizamos um estudo de carácter bibliográfico amparado em autores como Kilpatrik (1996, 2008), Vasco (1994) e Miorim (2004), que dissertam sobre a instituição e constituição histórica e epistemológica da Educação Matemática. Diante da investigação, observamos que a História da Matemática esteve presente desde a instituição do campo, uma vez que seus principais precursores fizeram deste um meio de propagação de suas concepções, dentre as quais, a de que a História fornece significado aos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática. Além disso, notamos que a História da Matemática exerce um papel fundamental na constituição epistemológica do campo, haja vista ser responsável por resgatar as práticas socioculturais de outros tempos e espaços, que não àqueles da sala de aula, mas que no fim deságuam sobre os processos de ensino e aprendizagem que nela acontecem. Desse modo, a História da Matemática não se limita a investigar nomes, datas e acontecimentos que circundam a produção do conhecimento matemático, e sim agrega ao campo aspectos corroborativos à sua constituição epistêmica e identitária.
Referências
Donoghe, E. (2021). David Eugene Smith (1860 – 1944). Recuperado de https://education.stateuniversity.com/pages/2424/Smith-David-Eugene-1860-1944.html
Kilpatrik, J. (1996). Fincando Estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Revista Zetetiké. v. 4 (5), 99-120.
Kilpatrik, J. (2008). The Development of Mathematics Education as an Academic Field. Plenary Lecture 1 at the Symposium on the Occasion of the 100th Anniversary of ICMI, 1-21.
Miorim, M. A. (2004). Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Saraiva.
Miguel, A. (1993). Três Estudos sobre História e Educação matemática. (tese de doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
O’conner, J & Robertson, F. (2015). David Eugene Smith. Mactutor. Recuperado de https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Smith_David/
Vasco, C. E. (1994). La Educación Matemática: Una disciplina en formación. Revista Matematicas: Enseñanza universitaria. v. 3 (2), 59-75.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).