O professor de matemática diante de uma nova realidade: o ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e81287

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem foi afetado em decorrência da pandemia da Covid – 19. De repente os professores se viram diante de uma realidade que exigiu mudanças significativas no seu fazer pedagógico. Nesta pesquisa, investigamos como professores de matemática da educação básica de escolas públicas estão enfrentando e desenvolvendo as atividades remotas de ensino durante a pandemia do Covid-19. Adotamos uma abordagem qualitativa e os dados foram obtidos a partir de um texto enviado para 37 professores de matemática da educação básica em escolas públicas, via e-mail, e respondido por 12 professores com outro texto. Para a fundamentação teórica dos dados recolhidos, utilizamos argumentações Freireanas contidas na obra Pedagogia da Autonomia. Os resultados apontam que os professores se sentiram surpresos com a nova rotina do fazer pedagógico diário em face da pandemia, e ao mesmo tempo perceberam a nova realidade como um momento de aprendizagem. Também foi constatada a necessidade de ações do poder público em busca de possibilitar o acesso dos alunos de escolas públicas à internet e aos recursos tecnológicos.

 

Biografia do Autor

Daiana Estrela Ferreira Barbosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - da Universidade Federal Rural de Pernambuco, membro do Grupo de Pesquisa Leitura e Escrita em Educação Matemática - LEEMAT.

Pedro Lucio Barboza, Universidade Estadual da Paraiba - UEPB

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA, professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Leitura e Escrita em Educação Matemática - LEEMAT.

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2021-12-14

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Artigos