Contribuições e influências do Programa A União Faz a Vida na prática docente de professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e90181

Palavras-chave:

prática de ensino de professores de Matemática, Programa a União Faz a Vida, ensino e aprendizagem

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado cujo objetivo geral foi analisar aspectos da prática de ensino de professores de Matemática e os sentidos a ela atribuídos no contexto do Programa A União Faz a Vida (PUFV), da instituição financeira Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), e da Metodologia de Projetos. Neste recorte aborda-se um dos objetivos específicos, a saber, identificar as contribuições e influências das formações e da metodologia do PUFV na prática de ensino de professores de Matemática. Adotou-se uma abordagem qualitativa, de delineamento descritivo explicativo, que utilizou um questionário e análise documental para coleta de dados. Os participantes da pesquisa foram os oito professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental que atuam no PUFV junto a uma das cooperativas da instituição financeira (Sicredi). A análise dos dados permitiu identificar que os professores reconhecem as potencialidades das formações oferecidas pelo programa na sua prática docente no ensino de Matemática.

Biografia do Autor

Sheila Maria Brandão de Paula Lima Mirandola, Faculdade Estácio de Sá Ourinhos

Mestre em Educação (Unoeste), Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (2018), Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional (2017) e em Gestão Estratégica de Negócios (2000). Graduada em Administração pela Universidade de Marília (1997). Atualmente Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Faculdade Estácio de Sá Ourinhos e Coordenadora Geral dos Cursos de Pós Graduação Lato Sensu. Professora responsável pelo Laboratório de Práticas de Gestão (LPG) e Projete - Talentos Empreendedores da Faculdade Estácio de Sá Ourinhos SP, Coach e Treinadora Comportamental na empresa Sheila Brandão. Assessora Pedagógica no Programação União Faz a Vida - Sicredi Paraná. 

Monica Fürkotter, Universidade do Oeste Paulista

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976) (Unesp), Mestre em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (1983) e Doutora em Ciências (Matemática: Análise) pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (1989). Docente aposentada da Unesp, Campus de Presidente Prudente. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA), da FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente. Líder do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem: ações e interações (CONTEPEA) da Unoeste. Editora da Revista Colloquium Humanarum. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, ensino e aprendizagem de Matemática, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação e avaliação.

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Publicado

2022-11-21

Edição

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Artigos