TM & MT na tradução técnica globalizada – tendências e conseqüências.

Autores

  • Markus Johannes Weininger Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

CAT, tradução automática, MT, memórias de tradução, TM, Controlled Language, CNL.

Resumo

O presente artigo revisa algumas conseqüências da aplicação de sistemas de tradução automática (Machine Translation – MT) e memórias de tradução (Translation Memories – TM) na área de tradução técnica e as tendências de desenvolvimento neste campo. Há convergências entre as abordagens aparentemente opostas de MT e TM no sentido a) que ambas integram ferramentas complexas associadas com a outra, b) na sua aplicação combinada e c) na tendência do uso de linguagem controlada (Controlled Natural Language – CNL) em ambas, seja a priori e explicitamente, seja a posteriori e implicitamente. O trabalho discute as causas iniciais dos problemas no uso de TM constatados por outros autores e defende que há uma tendência à fusão entre original e texto traduzido na área de tradução técnica, seja pela introdução de sistemas sofisticados de CNL, seja pelo uso de memórias de redação (Authoring Memories – AM).

Biografia do Autor

Markus Johannes Weininger, Universidade Federal de Santa Catarina

Markus Weininger possui mestrado em Filosofia Política (áreas secundárias: História Moderna e Sociologia) pela Ludwigs Maximilian Universität München/Alemanha (1986) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor adjunto da UFSC, atua na Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) e é membro da Comissão Editorial dos Cadernos de Tradução (Florianópolis). Tem experiência na grande área de ensino-aprendizagem, atuando em pesquisa e ensino das áreas:

- Metodologia do ensino de línguas estrangeiras;
- Uso de recursos informatizados para ensino de línguas;
- Língua e literatura alemã;
- Corpus lingüísticos e corpus de textos traduzidos;
- Tradução técnica;
- Tradução literária;
- Tradução de textos sensíveis;
- Yoga e aprendizagem;
- Filosofia indiana;
- Filosofia da linguagem.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos