Journal of a Passage from the Pacific to the Atlantic (Cap. VIII) (1829)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2021.e84940

Resumo

Journal of a Passage from the Pacific to the Atlantic (Cap. VIII) (1829) de Henry Lister Maw

Biografia do Autor

Tatiana de Lima Pedrosa Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora e Mestre, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012), com área de concentração em Sociedade, Cultura Material e Povoamento,. Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Amazonas (2003). Atualmente é arqueóloga responsável pelo Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça, SEC/AM (2014) e Professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Mestrado em Ciências Humanas, Área de Concentração: Teoria, História e Crítica da Cultura (2016). Foi professora do curso de Graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do curso de Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Experiência em pesquisa e produção bibliográficas voltadas para temas que envolvam as relações entre Cultura Material, História e Arqueologia da Amazônia, Memória, Identidade e Patrimônio. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - NIPAAM - "Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Arqueológicas da Bacia Amazônica. Coordena o projeto Universal CNPq de pesquisa Arqueologia, Patrimônio e Cultura: A cura para as feridas recentes e antigas na Belle Époque Amazônica (2017). Foi organizadora do I Simpósio Internacional de Pesquisas Interdisciplinar em Ciências Humanas- I SIPICH (Edital No. 03/2017 CAPES/PAEP). E faz parte do Projeto de Pesquisa Indicadores Antrópicos: fatores socioambientais e patrimoniais na tradução de índices de antropização em povos e comunidades amazônidas (Procad-Amazônia 2018/CAPES). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq) com o projeto intitulado; As lágrimas do esquecimento: arqueologia, patrimônio e memória das lápides funerárias dos cemitérios. 

Samuel Lucena de Medeiros, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Teoria, História e Crítica da Cultura pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (2018-2020 - PPGICH/UEA), com a Dissertação aprovada intitulada "Comprando Saúde: o consumo de remédios e seu contexto na Manaus Antiga (1892-1939)". Bacharel do Curso de Arqueologia da UEA (2014-2018), com a monografia aprovada intitulada "Águas de Melgaço: a água importada na Manaus da Belle Époque". Pesquisador no grupo de pesquisa do CNPq - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Arqueológicas da Bacia Amazônica - NIPAAM, da Universidade do Estado do Amazonas. Também pesquisador em Arqueologia Histórica e Arqueologia Amazônica. Pesquisador do Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça de Souza (SEC/AM).

Walter Carlos Costa, Universidade Federal do Ceará

Walter Carlos Costa estudou Filologia Românica (Francês e Espanhol) na KU Leuven, Bélgica; tem doutorado pela University of Birmingham, Reino Unido, e pós-doutorado pela UFMG. Pesquisador do CNPq, atua na POET (Pós-Graduação em Estudos da Tradução), da Universidade Federal do Ceará e na PGET (Pós-Graduação em Estudos da Tradução), da Universidade Federal de Santa Catarina. É Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua na PGET (Pós-Graduação em Estudos da Tradução). Pesquisador do CNPq, pesquisa literatura hispano-americana (sobretudo a obra de Jorge Luis Borges), literatura comparada, estudos da tradução (especialmente a conexão entre literatura traduzida e literatura nacional). Foi presidente da ABRAPT (Associação Brasileira de Pesquisadores em Tradução) na gestão 2010-2013. Traduz poesia, ficção e ensaio do neerlandês, inglês, francês e espanhol. É professor da POET (Pós-Graduação em Estudos da Tradução), da Universidade Federal do Ceará.

Referências

Maw, Henry Lister. Diário de uma passagem do Pacífico para o Atlântico, atravessando os Andes nas províncias do norte do Peru, e descendo o rio Marañón, ou Amazonas. Londres: John Murray, 1829, Capítulo VIII, pp. 214-239.

Downloads

Publicado

03-03-2023

Como Citar

Maw, H. L., Santos, T. de L. P. ., Medeiros, S. L. de ., & Costa, W. C. . (2023). Journal of a Passage from the Pacific to the Atlantic (Cap. VIII) (1829). Cadernos De Tradução, 41(esp. 1), 65–100. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2021.e84940

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3