Manoel de Barros em terras estrangeiras: o livro das ignorãças, “uma didática da invenção”, Poema XII.

Autores/as

  • Tania Regina Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Rio Verde
  • Ofir Bergemann de Aguiar Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2009v2n24p97

Resumen

Este artigo tem por objetivo relacionar as obras de Manoel de Barros traduzidas para o espanhol, o francês e o inglês, assim como apresentar o Poema XII, de “Uma Didática da Invenção”, parte de O Livro das Ignorãças, e sua tradução para essas línguas. Breve análise acompanha o poema e suas traduções, que dão mostras do estilo ímpar do poeta matogrossense, cujo universo poético é formado por coisas banais retiradas do cotidiano do Pantanal. Como fundamentação teórica, são trazidos os conceitos de patronagem, de André Lefevere, e de significância, agramaticalidade, leitura mimética e leitura semiótica, empregados por Michael Riffaterre e retomados por Mário Laranjeira. O exame da distribuição espacial da massa gráfica do poema, chamada de visilegibilidade por Laranjeira, inicia a análise, em que são mencionadas também as modalidades tradutórias de Francis Aubert.

Biografía del autor/a

Ofir Bergemann de Aguiar, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1979) , mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) . Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO I da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literatura Comparada. Atuando principalmente nos seguintes temas: tradução, Victor Hugo, Os miseráveis, recepção.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2010-04-10

Cómo citar

Vieira, T. R., & Aguiar, O. B. de. (2010). Manoel de Barros em terras estrangeiras: o livro das ignorãças, “uma didática da invenção”, Poema XII. Cadernos De Tradução, 2(24), 97–114. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2009v2n24p97

Número

Sección

Artículos