Testando a hipótese da “corda bamba” do modelo dos esforços na interpretação simultânea – uma contribuição

Autores/as

  • Autor: Daniel Gile Université Paris Sorbonne Nouvelle 3
  • Tradução de: Markus Johannes Weininger Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giovana Bleyer Ferreira dos Santos Universidade Federal de Goiás
  • Diego Maurício Barbosa Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2015v35nesp2p590

Resumen

Em uma amostra de 10 intérpretes profissionais interpretando no modo simultâneo um mesmo discurso foram identificados erros e omissões que afetam diferentes segmentos da língua fonte e uma grande parte deles apenas ocorreu na interpretação de uma pequena parte dos sujeitos. Na segunda vez que realizaram a interpretação ocorreram novos erros e omissões nos trechos que anteriormente tinham interpretado corretamente. Estes resultados corroboram com a “Hipótese da Corda Bamba” do Modelo dos Esforços, pois os erros e as omissões não são causados pela dificuldade intrínseca dos respectivos segmentos na língua fonte, mas devidos ao fato de que os intérpretes estão trabalhando muito próximo ao nível de saturação de sua capacidade de processamento, o que os torna vulneráveis a variações na capacidade de processamento disponível para interpretação de cada trecho, mesmo que pequenas.

Biografía del autor/a

Autor: Daniel Gile, Université Paris Sorbonne Nouvelle 3

Daniel Gile – Ex-matemático (estatística matemática e pesquisa operacional); PhD em japonês; PhD em Linguística; Professor Associado, INALCO, Paris, 1987-1995; Professor, Universidade Católica de Leuven, 1993; Professor, Universidade de Lumière Lyon 2, 1995-2007; Professor, ESIT, Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, 2007-2013; Professor Emérito da Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, desde janeiro 2014; Tradutor das áreas científica e técnica e Intérprete de Conferência e membro da AIIC – International Association of Conference Interpreters (Associação Internacional de Intérpretes de Conferência).

Tradução de: Markus Johannes Weininger, Universidade Federal de Santa Catarina

Markus Johannes Weininger é formado em História Moderna, mestrado em Filosofia Política (áreas secundárias: História Moderna e Sociologia) pela Ludwigs Maximilian Universität München/Alemanha (1986) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor adjunto da UFSC, atua na Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) e é membro da Comissão Editorial dos Cadernos de Tradução (Florianópolis). Tem experiência na grande área de ensino-aprendizagem, atua ou já atuou em pesquisa e ensino das áreas: Metodologia do ensino de línguas estrangeiras; Uso de recursos informatizados para ensino de línguas; Língua e literatura alemã; Corpus linguísticos e corpus de textos traduzidos; Tradução técnica; Tradução literária; Tradução de poesia; Tradução de textos sensíveis; Interpretação simultânea e consecutiva; Aspectos linguísticos e Tradução e Interpretação de Libras. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Email: mjweininger@gmail.com

Giovana Bleyer Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Giovana Bleyer Ferreira dos Santos é Bacharel em Literatura e Licenciada em Francês pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília e Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é bolsista (FAPEG/CAPES) de Pós-Doutorado em Letras e Linguística na Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil. Email: giovanableyer@gmail.com

Diego Maurício Barbosa, Universidade Federal de Goiás

Diego Mauricio Barbosa é Graduado em Licenciatura Plena em Letras Português e Inglês pela Universidade de Uberaba/MG – UNIUBE (2010); mestrado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC pelo Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução – PGET; Tradutor e Intérprete do par linguístico Língua Portuguesa – Língua  Brasileira de Sinais na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2010-2015); Professor Assistente e Vice-Coordenador do curso de Letras: Libras e de Letras: Tradução e Interpretação de Libras/ Português na Universidade Federal de Goiás – UFG. Goiânia, Goiás, Brasil. Email: dbarbosa.tils@gmail.com

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Publicado

2015-10-24

Cómo citar

Gile, A. D., Weininger, T. de: M. J., Bleyer Ferreira dos Santos, G., & Barbosa, D. M. (2015). Testando a hipótese da “corda bamba” do modelo dos esforços na interpretação simultânea – uma contribuição. Cadernos De Tradução, 35(esp. 2), 590–647. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2015v35nesp2p590