O lugar da tradução na formação em Letras: algumas reflexões.

Autores/as

  • João Azenha Jr Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

A relação entre a tradução e o ensino de línguas estrangeiras, apesar de historicamente fundamentada, tem sido sombreada mais recentemente pela adoção de métodos comunicativos no ensino de línguas modernas. Contrariando essa tendência excludente, este trabalho defende a hipótese de que a prática de tradução realizada no interior da grade curricular da formação em Letras, representa um ponto privilegiado, em que teoria e prática, em suas mais variadas formas, interagem, estimulam a pesquisa autônoma e contribuem para a formação do pensamento crítico. A discussão desse tema é ilustrada neste artigo por exemplos extraídos do trabalho com estudantes do Curso de Especialização em Tradução (língua alemã) da Universidade de São Paulo.

Biografía del autor/a

João Azenha Jr, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Letras Habilitação Tradutores e Intérpretes Alemão pela Faculdade Ibero Americana de Letras e Ciências Humanas (1980) , especialização em Curso de Especialização Em Tradução Língua Alemã pela Universidade de São Paulo (1982) , mestrado em Filologia e Lingüística Românica pela Universidade de São Paulo (1990) , doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1994) e pos-doutorado pela Universidade Livre de Berlim (2006) . Atualmente é Professor Doutor, MS-3 em R.D.I.D.P da Universidade de São Paulo, Membro de corpo editorial da Tradterm, Membro de corpo editorial da Pandaemonium Germanicum, Membro de corpo editorial da Alfa (Araraquara) (0002-5216), Membro de corpo editorial da Revista de Letras (Fortaleza) (0101-8051), Membro de corpo editorial da Letra Viva (UFPB) (1517-3100), Membro de corpo editorial da Revista do GEL (Araraquara) (1806-4906), Membro de corpo editorial da Cadernos de Tradução (Florianópolis) (1414-526X) e Membro de corpo editorial da Cadernos de Letras (UFRJ). Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Teorias da tradução. Atuando principalmente nos seguintes temas: Tradução Técnica, Interculturalidade, linguagem de especialidade, identidade cultural.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2006-04-30

Cómo citar

Azenha Jr, J. (2006). O lugar da tradução na formação em Letras: algumas reflexões. Cadernos De Tradução, 1(17), 157–188. https://doi.org/10.5007/%x