O trabalho da coordenadora pedagógica na instituição de educação infantil

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e86505

Schlagworte:

Coordenadora pedagógica, Educação infantil, Políticas Públicas

Abstract

O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada em uma instituição de Educação Infantil, cuja temática central envolve o trabalho da coordenadora pedagógica nesta etapa da Educação Básica e a influência das políticas públicas em sua atuação na instituição pública de ensino. O estudo buscou compreender o trabalho desenvolvido por esta profissional junto à professora, no cotidiano de uma instituição pública de Educação Infantil, considerando as políticas públicas municipais. Com abordagem qualitativa, o caminho teórico-metodológico perpassou pelos referenciais sobre a Educação Infantil, a coordenadora pedagógica e o campo das políticas públicas, com foco na abordagem do ciclo de políticas. Os resultados da investigação apontam para a influência direta das políticas públicas na atuação da coordenadora pedagógica, a divergência da política municipal adotada com os próprios textos dos documentos municipais e, por conseguinte, a distância das práticas da coordenadora pedagógica com o que apontam os documentos oficiais.

Autor/innen-Biografien

Patricia Guimarães Paim, Escola Municipal Murilo Celestino Costa

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da área de Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica - Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação pela Universidade Federal da Bahia (2018-2020), Especialista em Metodologia do Ensino Superior na Universidade do Estado da Bahia (2001) e Graduada em Pedagogia pela mesma instituição (2000). Atua como coordenadora pedagógica da Escola Municipal Murilo Celestino Costa e tutora EAD na UNIFACS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de educadores, tendo como objetos de estudo coordenador pedagógico, formação de educadores e educação infantil. Autora da dissertação de Mestrado: O trabalho do coordenador pedagógico em um Centro Municipal de Educação Infantil no contexto das políticas públicas da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Integrante do grupo de pesquisa GEPEICI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias- UFBA e da linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação - UFBA.

Marlene Oliveira dos Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora e Mestre em Educação pela UFBA-FACED (2017-2007), Especialista em Metodologia do ensino Superior pela Universidade Estadual da Bahia (2001), Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia (1998). Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Educação, em regime de dedicação exclusiva, onde é professora de graduação e pós-graduação (Programa de Pós-graduação em Educação e Programa de Pós-graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas (PPGCLIP)/Mestrado Profissional em Educação). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias (GEPEICI), Pesquisadora da Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (NEPESSI), Coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos/Nordeste-ANPEd (EPEN), Integrante do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI) - Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). Desenvolve pesquisas no campo da Educação Infantil com ênfase nas políticas públicas para a Educação Infantil, formação de professores, infâncias, ação pedagógica com bebês e crianças de outras idades. 

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Veröffentlicht

2022-10-27