O trabalho da coordenadora pedagógica na instituição de educação infantil

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e86505

Mots-clés :

Coordenadora pedagógica, Educação infantil, Políticas Públicas

Résumé

O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada em uma instituição de Educação Infantil, cuja temática central envolve o trabalho da coordenadora pedagógica nesta etapa da Educação Básica e a influência das políticas públicas em sua atuação na instituição pública de ensino. O estudo buscou compreender o trabalho desenvolvido por esta profissional junto à professora, no cotidiano de uma instituição pública de Educação Infantil, considerando as políticas públicas municipais. Com abordagem qualitativa, o caminho teórico-metodológico perpassou pelos referenciais sobre a Educação Infantil, a coordenadora pedagógica e o campo das políticas públicas, com foco na abordagem do ciclo de políticas. Os resultados da investigação apontam para a influência direta das políticas públicas na atuação da coordenadora pedagógica, a divergência da política municipal adotada com os próprios textos dos documentos municipais e, por conseguinte, a distância das práticas da coordenadora pedagógica com o que apontam os documentos oficiais.

Bibliographies de l'auteur

Patricia Guimarães Paim, Escola Municipal Murilo Celestino Costa

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da área de Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica - Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação pela Universidade Federal da Bahia (2018-2020), Especialista em Metodologia do Ensino Superior na Universidade do Estado da Bahia (2001) e Graduada em Pedagogia pela mesma instituição (2000). Atua como coordenadora pedagógica da Escola Municipal Murilo Celestino Costa e tutora EAD na UNIFACS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de educadores, tendo como objetos de estudo coordenador pedagógico, formação de educadores e educação infantil. Autora da dissertação de Mestrado: O trabalho do coordenador pedagógico em um Centro Municipal de Educação Infantil no contexto das políticas públicas da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Integrante do grupo de pesquisa GEPEICI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias- UFBA e da linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação - UFBA.

Marlene Oliveira dos Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora e Mestre em Educação pela UFBA-FACED (2017-2007), Especialista em Metodologia do ensino Superior pela Universidade Estadual da Bahia (2001), Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia (1998). Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Educação, em regime de dedicação exclusiva, onde é professora de graduação e pós-graduação (Programa de Pós-graduação em Educação e Programa de Pós-graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas (PPGCLIP)/Mestrado Profissional em Educação). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias (GEPEICI), Pesquisadora da Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (NEPESSI), Coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos/Nordeste-ANPEd (EPEN), Integrante do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI) - Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). Desenvolve pesquisas no campo da Educação Infantil com ênfase nas políticas públicas para a Educação Infantil, formação de professores, infâncias, ação pedagógica com bebês e crianças de outras idades. 

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Publiée

2022-10-27