O trabalho da coordenadora pedagógica na instituição de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e86505

Palavras-chave:

Coordenadora pedagógica, Educação infantil, Políticas Públicas

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada em uma instituição de Educação Infantil, cuja temática central envolve o trabalho da coordenadora pedagógica nesta etapa da Educação Básica e a influência das políticas públicas em sua atuação na instituição pública de ensino. O estudo buscou compreender o trabalho desenvolvido por esta profissional junto à professora, no cotidiano de uma instituição pública de Educação Infantil, considerando as políticas públicas municipais. Com abordagem qualitativa, o caminho teórico-metodológico perpassou pelos referenciais sobre a Educação Infantil, a coordenadora pedagógica e o campo das políticas públicas, com foco na abordagem do ciclo de políticas. Os resultados da investigação apontam para a influência direta das políticas públicas na atuação da coordenadora pedagógica, a divergência da política municipal adotada com os próprios textos dos documentos municipais e, por conseguinte, a distância das práticas da coordenadora pedagógica com o que apontam os documentos oficiais.

Biografia do Autor

Patricia Paim, Escola Municipal Murilo Celestino Costa

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da área de Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica - Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação pela Universidade Federal da Bahia (2018-2020), Especialista em Metodologia do Ensino Superior na Universidade do Estado da Bahia (2001) e Graduada em Pedagogia pela mesma instituição (2000). Atua como coordenadora pedagógica da Escola Municipal Murilo Celestino Costa e tutora EAD na UNIFACS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de educadores, tendo como objetos de estudo coordenador pedagógico, formação de educadores e educação infantil. Autora da dissertação de Mestrado: O trabalho do coordenador pedagógico em um Centro Municipal de Educação Infantil no contexto das políticas públicas da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Integrante do grupo de pesquisa GEPEICI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias- UFBA e da linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação - UFBA.

Marlene Oliveira dos Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora e Mestre em Educação pela UFBA-FACED (2017-2007), Especialista em Metodologia do ensino Superior pela Universidade Estadual da Bahia (2001), Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia (1998). Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Educação, em regime de dedicação exclusiva, onde é professora de graduação e pós-graduação (Programa de Pós-graduação em Educação e Programa de Pós-graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas (PPGCLIP)/Mestrado Profissional em Educação). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias (GEPEICI), Pesquisadora da Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (NEPESSI), Coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos/Nordeste-ANPEd (EPEN), Integrante do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI) - Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB). Desenvolve pesquisas no campo da Educação Infantil com ênfase nas políticas públicas para a Educação Infantil, formação de professores, infâncias, ação pedagógica com bebês e crianças de outras idades. 

Referências

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico e a questão do cuidar. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs). O Coordenador Pedagógico e questões da contemporaneidade. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2012.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Ser professor: um diálogo com Henry Wallon. In: MAHONEY Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. A constituição da pessoa na proposta de Henry Wallon. São Paulo: Ed. Loyola, 2004.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs). O Coordenador Pedagógico e questões da contemporaneidade. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2012.

ALVES, Nancy Nonato de Lima. Coordenação pedagógica na educação infantil: trabalho e identidade profissional na rede municipal de ensino de Goiânia: UFG, 2007.

ANDRADE, Circe M. R. Junqueira de. Vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar: o brincar na creche. In: OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de (Org.). Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 2010.

ARRETCHE, Marta Tereza da Silva. Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre e CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. Tendências e Perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC, 2001.

BALL, Stephen John; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem políticas. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira (Org.). Projeto de cooperação técnica MEC e UFRGS para a construção de orientações curriculares para a educação infantil. Brasília: MEC, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009.

BONDIOLI, Anna. O Coordenador pedagógico: uma figura-chave para a qualidade das redes para a infância. In: BONDIOLI, Anna (Org.). O Projeto pedagógico da creche e a sua avaliação. Campinas: Autores Associados, 2004.

BORGES, Ana Lúcia. Gestão na escola de educação infantil: ressignificação das práticas e mudança na cultura escolar. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade Nove de Julho, 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14/06/2018.

BRASIL. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009a.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez.1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L4024.htm. Acesso em: 10/04/2019.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 14 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm. Acesso em: 14/06/2018.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 11 ago.1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5692.htm. Acesso em: 10/04/2019.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 21 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 14/06/2018.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 5 de 13 de dezembro de 2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 de mai. 2006a.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 03/2006, de 21 fev. 2006b. Sobre Reexame do Parecer CNE/CP n. 5/2005, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Relatoras: Clélia Brandão Alvarenga Craveiro e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.

BRASIL. Resolução CFE nº 2, de 12 de maio de 1969. Estabelece os conteúdos e a duração do Curso de Graduação em Pedagogia. In: SCHUCH, Vitor Francisco (Org.). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Magistério. Porto Alegre: Livraria Editora Sulina, 1972.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez. 2009b.

CANÁRIO, Rui. A prática profissional na formação de professores. Lisboa: IEE, 2001.

CARDOSO, Heloísa. Supervisão: um exercício de democracia ou de autoritarismo? In: ALVES, Nilda (coord). Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. Teoria e prática: o enriquecimento da própria experiência. In: GUIMARÃES, Ana Archangelo; MATE, Cecília Hanna; BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira et al (Orgs.). O coordenador pedagógico e a educação continuada. São Paulo: Loyola, 2005b.

DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; RESENDE, Fernanda Motta de Paula (2007, 28 a 30 de agosto). Estado, classes sociais e políticas públicas. III Jornada Internacional de Políticas Públicas. São Luís/MA, UFMA.

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (Orgs.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Vol. 2. Porto Alegre: Penso, 2016.

FERREIRA, Roberta da Silva. O coordenador pedagógico: formação continuada no currículo da rede. Projeto de intervenção Mestrado Profissional. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FUJIKAWA, Mônica Matie. O Coordenador Pedagógico e a Questão do Registro. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs.). O Coordenador Pedagógico e Questões da Contemporaneidade. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

FUSARI, José Cerchi. Formação contínua de educadores na escola e em outras instituições. In: BRUNO, Eliane Bambine Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. (Orgs.) O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2000.

GEGLIO, Paulo Cesar. Questões da formação continuada de professores. São Paulo: Editora Alfa Omega, 2006.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola. In: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

NÓVOA, Antonio (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

OLIVEIRA, Rosiane Cristina Muniz de. A qualidade na atuação do coordenador pedagógico da educação infantil: um estudo em Barreiras – BA. Dissertação de Mestrado. Brasília: Universidade de Brasília, 2012.

ORSOLON, Luzia Angelina Marino. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs). O Coordenador Pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Loyola, 2001.

PAIM, Patricia Guimarães. Planejamento e coordenação pedagógica: uma reflexão no cotidiano da Educação Infantil. In: FILHO, Antonio Carlos de Almeida Gouveia (Org.). Planejamento pedagógico: diálogos, percursos e experiências. Salvador: 2B, 2021.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA Vera Lúcia Trevisan de (Orgs.). Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Loyola, 2006.

RIVAS, Selena Castelão. A coordenação pedagógica itinerante: o cotidiano em duas gestões municipais. Tese de Doutorado. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2007.

ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas públicas e qualidade da Educação Infantil. In: SANTOS, Marlene Oliveira dos e RIBEIRO, Maria Izabel Souza. Educação Infantil: os desafios estão postos e o que estamos fazendo? Salvador: Sooffset, 2014.

SALVADOR. Coordenador pedagógico: caminhos, desafios e aprendizagens para a prática educativa. Salvador: SECULT, 2012.

SALVADOR. Coordenador Pedagógico: traçando caminhos para a sua prática educativa. Salvador: SECULT, 2005.

SALVADOR. Decreto nº 26.168, de 19 de junho de 2015. Regulamenta a Lei nº 8722, de 22 de dezembro de 2014. Dispõe sobre o plano de carreira e remuneração dos servidores da educação do município de Salvador e dá outras providências. Diário Oficial do Município, Salvador, 19 jun. 2015a.

SALVADOR. Decreto nº 26.298 de 28 de julho de 2015. Aprova o Regimento da Secretaria Municipal da Educação. Diário Oficial do Município, Salvador, 28 jul. 2015b.

SALVADOR. Dispõe sobre Edital de Concurso Público nº 01/2004 para provimento do Cargo de Coordenador Pedagógico. Diário Oficial do Município, Salvador, 07 jul. de 2004a.

SALVADOR. Dispõe sobre Edital de Concurso Público nº 01/2010 para provimento do Cargo de Coordenador Pedagógico. Diário Oficial do Município, Salvador, 13 ago. de 2010a.

SALVADOR. Guia Nossa Rede Educação Infantil: orientações do projeto pedagógico para a Educação Infantil de Salvador. Salvador: SMED, 2015c.

SALVADOR. Lei Complementar nº 036/2004. Dispõe sobre o Estatuto dos Servidores do Magistério Público do Município do Salvador. Diário Oficial do Município, Salvador, 03 mai. 2004b.

SALVADOR. Orientações para a Gestão das Instituições da Educação Infantil: dimensões pedagógicas e administrativas. Salvador: SMED, 2015d.

SALVADOR. Referenciais e Orientações pedagógicas para subsidiar o trabalho dos Centros Municipais de Educação Infantil. Salvador: SMEC, 2008.

SALVADOR. Referencial Curricular Municipal para a Educação Infantil de Salvador. Salvador: SMED, 2015e.

SANTOS, Marlene Oliveira dos; VARANDAS, Daniela Nascimento. Políticas públicas, professores da Educação Infantil e pandemia da COVID-19. In: SANTOS, Marlene Oliveira dos (Org.). Educação Infantil em tempos de pandemia. Salvador: EDUFBA, 2021.

SAVIANI, Dermeval. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia. In: FERREIRA, N. S. C. Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2010a, p. 13 – 38.

SAVIANI, Dermeval. História da idéias pedagógicas no Brasil. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2010b.

SOUZA, Reinaldo Ortiz de. O cotidiano escolar do professor coordenador: o diálogo entre teoria e prática. Dissertação de Mestrado em Ciências Humanas. Presidente Prudente: Universidade do Oeste Paulista, 2010.

VIEIRA, Sofia Lerche. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. In.: RBPAE – v.23, n.1, p. 53-69, jan./abr. 2007b.

ZURAWSKI, Maria Paula Vignola. Escrever sobre a própria prática: desafios na formação do professor da primeira infância. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

Publicado

2022-10-27