As legislações brasileiras e paraguaias: encontros e desencontros sobre a educação infantil na fronteira

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e95402

Parole chiave:

Fronteira, Educação Infantil, Direitos

Abstract

O presente artigo construiu seus resultados a partir da análise documental apresentando e discutindo as legislações paraguaia e brasileira buscando compreender as prerrogativas legais e organização da educação infantil nos dois países. Tendo como pano de fundo toda a construção teórica, será realizada a exposição dos documentos norteadores da educação no Brasil e no Paraguai buscando responder se as crianças nesse contexto têm seus direitos à infância e à educação devidamente previstos e respeitados. O contexto de análise se dá na região que corresponde às cidades de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai). Estas cidades fazem fronteira entre si e estão localizadas geograficamente em um contexto de livre acesso entre as cidades, uma vez que apenas uma avenida separa os dois países. Sob essa ótica, muitas crianças atravessam essa fronteira diariamente para estudar em instituições de educação infantil brasileiras. Busca-se então discutir e analisar tais contextos.

Biografie autore

Renan Gonçalves Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ex-bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ/UFMS com a pesquisa Interculturalismo e amizade no contexto escolar. Participa como membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade. Segue linha de pesquisas relacionadas aos temas de: Amizade na Educação Infantil, Infância e inclusão, Desenvolvimento social da criança.

Ione da Silva Cunha Nogueira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista na Área de Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília - SP (2010) com Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Assis (2021). Mestre em Educação Escolar (2000) e Licenciada em Pedagogia (1996) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCL-AR) - Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas - MS atuando na graduação e no PPGE/Mestrado em Educação. É coordenadora do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade da UFMS/Três Lagoas e integrante do grupo de pesquisa Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais (COPPE) na Universidade Estadual Paulista - Marília.

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20/12/1996. Estabelece a lei de diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: planalto.gov.br. Acesso em 15 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília/DF: MEC/SEF/COEDI, 1998, Vol 1, 2 e 3.

BRASIL. Lei n. 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Diário Oficial da União, Brasília, 2020.

CAMPOS, Maria Malta. A legislação, as políticas nacionais de educação infantil e a realidade: desencontros e desafios. In: MACHADO, M. L. de A. (org.). Encontros e desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2002. p. 27-33.

CORSARO, William Arnold Sociologia da infância. Artmed. 2011.

CUNHA, Kalyne Franco. Multilinguismo na região de fronteira: O letramento da criança brasiguaia. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dourados, MS: UFGD, 2020.

BARBOSA, Ivone Garcia; SILVEIRA, Telma Aparecida Teles Martins; SOARES, Marcos Antônio. A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 77-90, jan./maio 2019. Disponível em: < http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/979>. Acesso em: 20 jun. 2021.

DECLARAÇÃO MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA TODOS; AS, plano de ação para satisfazer; de necessidades básicas. Declaração mundial sobre educação para todos. Jontiem: UNICEF, 1990.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, p. 37-45, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/abstract/?lang=pt&format=html. Acesso em: 20 de set. de 2021.

MACHADO, Edneia Maria Azevedo; BROSTOLIN, Marta Regina. Criança e infância na perspectiva da sociologia da infância e os entrelaçamentos com a educação infantil. In: CARVALHO et. Al A sociologia da infância: possibilidade/s de voz e ação da criança e sua/s infância (s). Campo Grande, MS. Ed. UFMS, 2022.

NASCIMENTO, Valdir Aragão do. Fronteiriço, brasileiro, paraguaio ou brasiguaio? Denominações identitárias na fronteira Pedro Juan Caballero (PY) e Ponta Porã (BR). Ilha Revista de Antropologia, v. 16, n. 1, p. 105-137, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2014v16n1p105. Acesso em 27 set. 2021.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: http://www.onu.org.br/img/2014/09/DUDH.pdf.

PARAGUAI. Ley General de Educacíon nº 1.264. Ministério de la Educacíon. 1998.

PARAGUAI. Marco Curricular de la Educación Inicial. Ministério de Educación, 2005.

SOUZA, Kellcia Rezende; BUENO, Mara Lucinéia Marques Corrêa. O direito à educação básica no Paraguai. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 4, p. 1536-1551, 2018. Disponível em:https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11759/7660. Acesso em 01 jul. 2021.

SARMENTO, Manuel Jacinto et al. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Crianças e miúdos: perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, p. 9-34, 2004.

TELESCA, Ignácio. Tierra, nación y construcción del Estado en el Paraguay del siglo XIX. Revista História: Debates E Tendências. v. 15, n. 2, jul./dez. 2015, p. 321-334. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rhdt/article/view/5645/3601. Acesso em 27 set. 2021.

Pubblicato

2024-08-08