Integración de Kaizen y Canvas a la gestión del conocimiento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e84921

Palabras clave:

revisión sistemática de la literatura, gestión del conocimiento, kaizen, Canvas

Resumen

Esta investigación tuvo como objetivo verificar la existencia de trabajos que propusieron cómo llevar a cabo la integración de las herramientas Kaizen y Canvas a la gestión del conocimiento. La investigación se llevó a cabo bajo la metodología cualitativa y exploratoria a través de una revisión sistemática de la literatura utilizando el protocolo de Kitchenham. El software StArt se utilizó para respaldar la planificación de RSL y el análisis del estudio. Como resultado, hubo una falta de publicaciones relacionadas con la gestión del conocimiento con la integración de Canvas y poca investigación que asociara la mejora continua con Kaizen. El análisis de las publicaciones llevó a la conclusión de que la gestión del conocimiento integrada con Kaizen contribuyó a la reducción de costos en las organizaciones y los estudios demostraron que las organizaciones tenían una mejor gestión del conocimiento y toma de decisiones con el uso de Canvas combinado con la gestión del conocimiento.

Biografía del autor/a

Rodrigo da Conceição Gomes da Silva, Instituto de Educação Tecnológica - IETEC

Possui graduação em Administração pela Faculdade Santa Rita - FASAR (2012) e graduação em Engenharia de Minas pela Faculdade Presidente Antônio Carlos -UNIPAC (2018), Mestrando em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (2021). Fui Professor de nível técnico com disciplinas voltadas para gestão e conservação de energia. Realizei palestras em eventos no âmbito social em escolas públicas com temas relacionados a formação do aluno. Possuo experiência em áreas de Tratamento de Minérios e Treinamentos com ênfase em processos de beneficiamento de minérios aplicados a Empresa de Mineração

Fernando Hadad Zaidan, Instituto de Educação Tecnológica - IETEC

 Doutorado em Ciência da Informação, Mestrado em Administração, Bacharelado em Ciência da Computação. Carreira de mais de 35 anos na área da Gestão da TI, focado na informação e no conhecimento, nos sistemas, na inovação, nos processos e projetos. Consultor, palestrante, educador, pesquisador e escritor. Professor do mestrado do IETEC.

José Luis Braga, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutor em Informática PUC-Rio 1990; Mestre em Ciência da Computação, Departamento de Ciência da Computação da UFMG, 1981; Engenheiro Eletricista PUC-Minas, 1976. Professor Titular Aposentado da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Informática. Áreas de Interesse: Gestão de Projetos, Modelagem de Problemas Dinâmicos, GRC-Governança, Risco e Compliance.

Mauro Araújo Câmara, Fundação João Pinheiro - FJP

Doutor em Ciência da Informação (concluído em dezembro de 2017), linha de pesquisa em Gestão da Informação e do Conhecimento, pela Escola de Ciência da Informação - UFMG. Mestre em Ciência da Informação (2005) pela Escola de Ciência da Informação - UFMG. Graduado como Tecnólogo em Processamento de Dados, pelo Centro Universitário Newton Paiva (1998). Técnico em Eletrônica pelo CEFET-MG (1981). Professor na Pós-graduação da ECI/UFMG, Faculdade Pitágoras, UNA Centro Universitário, FUMEC e Universidade do Estado de MG - UEMG em Belo Horizonte. Atua como Professor nos cursos de graduação e especialização na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e atuou como Professor convidado na Universidade APolitécnica, em Moçambique. Possui 27 anos de experiência na área de Informática, manutenção e suporte de hardware em computadores de pequeno, médio e grande porte. Na Ciência da Informação dá ênfase à Teoria Geral da Informação com os temas: gestão da informação e do conhecimento, aprendizagem, expertise, conhecimento tácito, sociedade da informação, inclusão digital, apropriação informacional, políticas de informação. No setor público, atua na Assessoria Técnica da Presidência na Fundação João Pinheiro

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Publicado

2023-09-29

Cómo citar

da Conceição Gomes da Silva, R., Hadad Zaidan, F., Luis Braga, J., & Araújo Câmara, M. (2023). Integración de Kaizen y Canvas a la gestión del conocimiento. Revista De Ciencias De La Administración, 25(65), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e84921

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