Carreiras individuais: descortinando as trajetórias de servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAES)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e90399Palavras-chave:
Carreira individual, Carreira institucional, Carreira pública, Indivíduos, Servidores TAEsResumo
As carreiras públicas na administração pública brasileira estão atreladas a um sistema tradicional que compreende um emaranhado de cargos enfileirados. Em outra direção percorrem os indivíduos, que, por sua vez estão valorizando menos os conceitos tradicionais como lealdade, autoridade, antiguidade ou promoção. O presente estudo, que foi sustentado pelo conceito de carreira individual dos autores DeLuca, Rocha-de-Oliveira e Chiesa (2016), teve como objetivo verificar o nível de alinhamento entre a carreira individual e institucional de servidores TAEs de três Instituições Federais de Ensino de Belo Horizonte-MG e região. Para alcançá-lo foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, composta por múltiplos estudos de casos concernentes às trajetórias de carreira individual de seis servidores TAEs. Concluiu-se, que a carreira individual dos servidores TAEs participantes deste estudo está sendo construída com a predominância de um alinhamento parcial em relação à carreira institucional desta classe de trabalhadores. O artigo visa contribuir não apenas para a carreira em questão, gerando subsídios para que a área de gestão de pessoas lide com os desafios apresentados pelos TAEs, mas também com as discussões em torno da carreira pública brasileira, já que estas possuem contornos muito similares, notadamente tradicionais, que demandam avanços diante do contexto contemporâneo de gestão. Tal contribuição é potencializada diante da lacuna de referências teóricas e empíricas sobre a noção contemporânea de carreira no âmbito do setor público brasileiro.
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