Parcerias Público-Privadas e a Gestão Esportiva: dimensões, estratégias e a administração de clubes do futebol Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e100516

Palavras-chave:

Parceria Público-Privada, Estratégia Como Prática, Strategizing, Gestão esportiva

Resumo

Objetivo: Identificar as estratégias de parcerização adotadas entre os clubes de futebol profissional e o setor público e como essas colaborações impactam nas estratégias organizacionais dessas organizações.

Metodologia/abordagem: Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória realizada com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a gestores esportivos, análise de documentos, leis e informações públicas seguida de interpretação dos achados.

Originalidade/relevância: oferece uma análise inédita das colaborações entre clubes de futebol e o setor público, os impactos dessas parcerias e seus desdobramentos na gestão esportiva e campo acadêmico. 

Principais resultados: Foram identificadas parcerias público-privadas em seus sentidos amplo e estrito implementadas com objetivo de facilitar a gestão e dar equilíbrio financeiro para possibilitar investimento em equipes esportivas. Os modelos observados de PPP são a adesão a leis e normativas, projetos de incentivo, uso de espaços públicos de prática esportiva, além de patrocínios. 

Contribuições teóricas: Estabelece interfaces da teoria da Estratégia como Prática à administração do esporte, e trata da centralidade das PPP na gestão esportiva no Brasil.

Contribuições para a gestão: O estudo estabelece parâmetros à gestão esportiva brasileira, criando relações das teorias da estratégia, e tratando da centralidade das PPP na gestão esportiva no Brasil.

Biografia do Autor

Luiz Rodrigo de Macedo Weinhardt, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Jornalismo e Direito; especializado em Comunicação Esportiva e MBA ; Assessoria de Imprensa e Jornalismo Empresarial, e ESG. Aperfeiçoado em gestão técnica do futebol e gestão do esporte pela FGV - FIFA/CIES. Atualmente é consultor em gestão e planejamento esportivo e proprietário do FairPlay Ambinetal. Tem experiência na área de comunicação e marketing, com ênfase em comunicação institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão esportiva, comunicação e marketing e ESG.

Marcelo Henrique Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Mestrado em Ciência Jurídica - Univali (2002); Especialização em Administração e Auditoria - UDESC (1994); Graduação em Administração Pública - UFSC (2021); Graduação em Direito - UFSC (1993). Atualmente é Auditor Fiscal de Controle Externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina e Advogado. Está cursando Doutorado em Administração - UFSC. Sua área de pesquisa está relacionada à estratégia e à administração pública. É autor/co-autor dos livros Túnel de Relacionamentos; Alteridade: a diferença que soma; Crônicas de Advogados; Comentários ao Estatuto do Idoso; Anuário da Academia Tijuquense de Letras; e, O Tripé Redentor (e-book).

Bernardo Meyer, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2011), Mestrado em Administração de Empresas pela DePaul University (2003) e Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG/UDESC (2000). Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Ciências de Administração e Chefe de Gabinete do Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atua no Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) e no Programa de Pós Graduação em Administração Universitária (PPGAU) da UFSC. Sua área de pesquisa está relacionada à estratégia e administração pública. É autor do livro Parcerias Público-Privadas: uma estratégia governamental.

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Publicado

12-05-2025

Como Citar

Weinhardt, L. R. de M., Pereira, M. H., & Meyer, B. (2025). Parcerias Público-Privadas e a Gestão Esportiva: dimensões, estratégias e a administração de clubes do futebol Brasileiro. Revista De Ciências Da Administração, 27(67), 1–29. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2025.e100516

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