A Visão Baseada em Recursos da Inteligência Competitiva
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p141Abstract
Neste artigo analisa-se a importância da Inteligência Competitiva (IC) como uma capacidade estratégica para as organizações contemporâneas, especialmente para àquelas instaladas em ambientes caracterizados por uma intensa e dinâmica competição. A discussão acontece no contexto da Visão Baseada em Recursos (Resource-Based View, no inglês), uma das mais importantes correntes teóricas do campo da estratégica que busca explicar o fenômeno da vantagem competitiva a partir do controle de recursos e capacidades diferenciados pelas organizações. Como suposição inicial, acredita-se que o valor estratégico da IC está concentrado, principalmente, no conhecimento tácito dos seus profissionais e nos relacionamentos construídos ao longo do tempo (path dependence) com seus pares e tomadores de decisões estratégicas de suas respectivas organizações, uma vez que os mesmos não podem ser imitados ou desenvolvidos rapidamente pelos concorrentes, conforme sugerem os estudos de autores como Wernerfelt (1984), Nonaka e Takeuchi (1995), Barney (1986a, 1991, 2001), Dierickx e Cool (1989), Mahoney e Pandian (1992), Amit e Schoemaker (1993) e Grant (1991, 1996).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author transfers all copyright of the article to Revista Ciências da Administração, with any reproduction, total or partial, in any means of publication, printed or electronic, being prohibited, without the prior and necessary authorization being requested and, if obtained, will include the competent registration and thanks to the Magazine.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.