Integration Kaizen and Canvas to knowledge management

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e84921

Keywords:

systematic literature review, knowledge management, Kaizen, Canvas

Abstract

This research aimed to verify the existence of works that proposed how to integrate the Kaizen and Canvas tools to knowledge management. The research was carried out under the qualitative and exploratory methodology through a systematic literature review using the Kitchenham protocol. StArt software was used to support RSL planning and study analysis. As a result, it was possible to observe the lack of publications related to knowledge management with the integration of Canvas and little research associating continuous improvement with Kaizen. The analysis of publications allowed us to conclude that knowledge management integrated with Kaizen contributed to cost reduction in organizations and studies showed that organizations had better knowledge management and decision making with the use of Canvas combined with knowledge management.

Author Biographies

Rodrigo da Conceição Gomes da Silva, Instituto de Educação Tecnológica - IETEC

Possui graduação em Administração pela Faculdade Santa Rita - FASAR (2012) e graduação em Engenharia de Minas pela Faculdade Presidente Antônio Carlos -UNIPAC (2018), Mestrando em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (2021). Fui Professor de nível técnico com disciplinas voltadas para gestão e conservação de energia. Realizei palestras em eventos no âmbito social em escolas públicas com temas relacionados a formação do aluno. Possuo experiência em áreas de Tratamento de Minérios e Treinamentos com ênfase em processos de beneficiamento de minérios aplicados a Empresa de Mineração

Fernando Hadad Zaidan, Instituto de Educação Tecnológica - IETEC

 Doutorado em Ciência da Informação, Mestrado em Administração, Bacharelado em Ciência da Computação. Carreira de mais de 35 anos na área da Gestão da TI, focado na informação e no conhecimento, nos sistemas, na inovação, nos processos e projetos. Consultor, palestrante, educador, pesquisador e escritor. Professor do mestrado do IETEC.

José Luis Braga, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutor em Informática PUC-Rio 1990; Mestre em Ciência da Computação, Departamento de Ciência da Computação da UFMG, 1981; Engenheiro Eletricista PUC-Minas, 1976. Professor Titular Aposentado da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Informática. Áreas de Interesse: Gestão de Projetos, Modelagem de Problemas Dinâmicos, GRC-Governança, Risco e Compliance.

Mauro Araújo Câmara, Fundação João Pinheiro - FJP

Doutor em Ciência da Informação (concluído em dezembro de 2017), linha de pesquisa em Gestão da Informação e do Conhecimento, pela Escola de Ciência da Informação - UFMG. Mestre em Ciência da Informação (2005) pela Escola de Ciência da Informação - UFMG. Graduado como Tecnólogo em Processamento de Dados, pelo Centro Universitário Newton Paiva (1998). Técnico em Eletrônica pelo CEFET-MG (1981). Professor na Pós-graduação da ECI/UFMG, Faculdade Pitágoras, UNA Centro Universitário, FUMEC e Universidade do Estado de MG - UEMG em Belo Horizonte. Atua como Professor nos cursos de graduação e especialização na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e atuou como Professor convidado na Universidade APolitécnica, em Moçambique. Possui 27 anos de experiência na área de Informática, manutenção e suporte de hardware em computadores de pequeno, médio e grande porte. Na Ciência da Informação dá ênfase à Teoria Geral da Informação com os temas: gestão da informação e do conhecimento, aprendizagem, expertise, conhecimento tácito, sociedade da informação, inclusão digital, apropriação informacional, políticas de informação. No setor público, atua na Assessoria Técnica da Presidência na Fundação João Pinheiro

References

ALENCAR, C. M. M.; FONSECA, J. J. S. Gestão do conhecimento. Sobral: Egus, 2015.

ALVARENGA NETO, R. C. D. A gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. 2005. 400 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Almedina, 2011.

BECKETT, A. J.; WAINWRIGHT, C. E. R.; BANCE, D. Knowledge management: strategy or software? Management Decision, v. 38, n. 9, p. 601-606, 2000.

https://doi.org/10.1108/00251740010357221

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar conhecimento, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2006.

DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Working knowledge: how organizations manage what they know. Cambridge: Harvard Business School Press, 1998.

GARCÍA-PEÑALVO, F. J. Revisión sistemática de literatura en los trabajos de final de máster y en las tesis doctorales. Universidad de Salamanca, 2017. Disponível em: https://zenodo.org/record/399302#.YRVOIhRKjIU. Acesso em: 12 jul. 2021.

GARVIN, D. A. Building a learning organization. Harvard Business Review, v. 71, n. 4, 78-91, 1993.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GONZALEZ, R. V. D.; MARTINS, M. F. O processo de gestão do conhecimento: uma pesquisa teórico-conceitual. Gest. Prod., São Carlos, v. 24, n. 2, p. 248-265, 2017.

https://doi.org/10.1590/0104-530x0893-15

IMAI, M. Gemba Kaizen: uma abordagem de bom senso à estratégia de melhoria. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.

ISMAEL, A. R. C. Gestão de empresas por metodologias Kaizen-Lean: estudo de caso - Iberol. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial) - Técnico Lisboa, Lisboa, 2015.

KITCHENHAM, B. Procedures for undertaking systematic reviews. Technical report, Computer Science Department, Keele University, 2007.

KRISTENSEN, K.; UCLER, C. Collaboration model canvas: using the business model canvas to model productive collaborative behavior. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING, TECHNOLOGY AND INNOVATION/IEEE, Proceedings […], Trondheim, Norway, p. 1-7, 2016.

https://doi.org/10.1109/ICE/ITMC39735.2016.9026160

LIMA, M. E. C. A contribuição da melhoria contínua para a criação do conhecimento em um processo industrial têxtil. 2006. 130 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, 2006.

LOPES, T. S. Uso da metodologia Canvas para o planejamento e desenvolvimento de novos negócios. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado Gestão Organizacional) - Universidade Federal Paraíba, 2016.

MAAROF, M. G.; MAHMUD, F. A review of contributing factors and challenges in implementing Kaizen in small and medium enterprises. Procedia Economics and Finance, v. 35, p. 522-531, 2016.

https://doi.org/10.1016/S2212-5671(16)00065-4

MACPHERSON, W. G. et al. Kaizen in Japan: transferring knowledge in the workplace. Journal of Business Strategy, v. 39, n. 3, p. 40-45, 2018.

https://doi.org/10.1108/JBS-04-2017-0048

MAGNIER-WATANABE, R. Getting ready for Kaizen: organizational and knowledge management enablers. Vine, v. 41, n. 4, p. 428-448, 2011.

https://doi.org/10.1108/03055721111188520

MARIN-GARCIA, J.; AMABLE, J.; SANTANDREU-MASCARELL, C. Kaizen philosophy: the keys of the permanent suggestion systems analyzed from the workers' perspective. The TQM Journal, v. 30, n. 4, p. 296-320, 2018.

https://doi.org/10.1108/TQM-12-2017-0176

MÁYNEZ-GUADERRAMA, A.; ARROYO, J.; MONGE, L. Intrafirm knowledge transfer: analysis of precursor variables in a Lean-Kaizen environment. Nova Scientia, v. 8, n. 17, p. 462-491, 2016.

https://doi.org/10.21640/ns.v8i17.478

MEDEIROS, M. C. I. Gestão do conhecimento aplicada ao processo de projeto na construção civil: estudos de caso em construtoras. 2012. 419 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

NAGGAR, R. The creativity canvas: a business model for knowledge and idea management. Technology Innovation Management Review, v. 5, n. 7, p. 50-58, 2015.

https://doi.org/10.22215/timreview/914

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus. 1997.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Teoria da criação de conhecimento na empresa: gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

OLIVEIRA, V. de; DUTRA, R.; VERGARA, L. O Kaizen como ferramenta de gestão do conhecimento na produção enxuta: uma abordagem ergonômica. Brazilian Journal of Business, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 711-718, 2019.

OSTERWALDER, A. The business model ontology: a proposition in a design science approach. 2004. 172 f. Thesis (Doctoral Thesis) - University of Lausanne, Lausanne, Switzerland, 2004.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. Hoboken: Wiley, 2010.

PUNNAKITIKASHEM, P. et al. Linkage between continual improvement and Knowledge-Based View Theory. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INDUSTRIAL ENGINEERING AND ENGINEERING MANAGEMENT, 17., Proceedings […], p. 1689-1694, 2010.

https://doi.org/10.1109/ICIEEM.2010.5646081

REES, S. J.; PROTHEROE, H. Value, Kaizen and knowledge management: developing a knowledge management strategy for Southampton Solent University. The Electronic Journal of Knowledge Management, v. 7, n. 1, p. 135-144, 2009.

SCANNAVINO, K. R. F. et al. Revisão sistemática da literatura em engenharia de software. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2017.

WOMACK, J. P.; JONES, D. T. A mentalidade enxuta: elimine o desperdício e crie riqueza. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

ZAIDAN, F. H. Gestão do conhecimento: introdução ao KMCanvas. 2021. Disponível em: www.kmcanvas.com.br. Acesso em: 21 mar. 2021.

ZAIDAN, F. H. Processo de desenvolvimento de sistemas de informação como forma de retenção do conhecimento organizacional para aplicação estratégica: um estudo de múltiplos casos. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - FUMEC, Belo Horizonte, 2008.

Published

2023-09-29

How to Cite

da Conceição Gomes da Silva, R., Hadad Zaidan, F., Luis Braga, J., & Araújo Câmara, M. (2023). Integration Kaizen and Canvas to knowledge management. Journal of Administration Science, 25(65), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e84921

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.