Integração Kaizen e Canvas à gestão do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e84921

Palavras-chave:

revisão sistemática de literatura, gestão do conhecimento, Kaizen, Canvas

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo verificar a existência de trabalhos que propunham como realizar a integração das ferramentas Kaizen e Canvas à gestão do conhecimento. A pesquisa foi realizada sob a metodologia qualitativa e exploratório por meio de uma revisão sistemática de literatura utilizando o protocolo Kitchenham. O software StArt foi usado para suporte ao planejamento da RSL e análise de estudos. Como resultados, observou-se a carência de publicações relacionadas à gestão do conhecimento com a integração do Canvas e poucas pesquisas associando a melhoria contínua ao Kaizen. A análise das publicações permitiu concluir que a gestão do conhecimento integrada ao Kaizen contribuiu com a redução de custos nas organizações e estudos demonstraram que as organizações apresentavam melhor gerenciamento do conhecimento e tomada de decisão com a utilização do Canvas aliado à gestão do conhecimento.

Biografia do Autor

Rodrigo Gomes, Instituto de Educação Tecnológica - IETEC

Possui graduação em Administração pela Faculdade Santa Rita - FASAR (2012) e graduação em Engenharia de Minas pela Faculdade Presidente Antônio Carlos -UNIPAC (2018), Mestrando em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (2021). Fui Professor de nível técnico com disciplinas voltadas para gestão e conservação de energia. Realizei palestras em eventos no âmbito social em escolas públicas com temas relacionados a formação do aluno. Possuo experiência em áreas de Tratamento de Minérios e Treinamentos com ênfase em processos de beneficiamento de minérios aplicados a Empresa de Mineração

Zaidan, Instituto de Educação Tecnológica - IETEC

 Doutorado em Ciência da Informação, Mestrado em Administração, Bacharelado em Ciência da Computação. Carreira de mais de 35 anos na área da Gestão da TI, focado na informação e no conhecimento, nos sistemas, na inovação, nos processos e projetos. Consultor, palestrante, educador, pesquisador e escritor. Professor do mestrado do IETEC.

José Luis, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutor em Informática PUC-Rio 1990; Mestre em Ciência da Computação, Departamento de Ciência da Computação da UFMG, 1981; Engenheiro Eletricista PUC-Minas, 1976. Professor Titular Aposentado da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Informática. Áreas de Interesse: Gestão de Projetos, Modelagem de Problemas Dinâmicos, GRC-Governança, Risco e Compliance.

Mauro , Fundação João Pinheiro - FJP

Doutor em Ciência da Informação (concluído em dezembro de 2017), linha de pesquisa em Gestão da Informação e do Conhecimento, pela Escola de Ciência da Informação - UFMG. Mestre em Ciência da Informação (2005) pela Escola de Ciência da Informação - UFMG. Graduado como Tecnólogo em Processamento de Dados, pelo Centro Universitário Newton Paiva (1998). Técnico em Eletrônica pelo CEFET-MG (1981). Professor na Pós-graduação da ECI/UFMG, Faculdade Pitágoras, UNA Centro Universitário, FUMEC e Universidade do Estado de MG - UEMG em Belo Horizonte. Atua como Professor nos cursos de graduação e especialização na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e atuou como Professor convidado na Universidade APolitécnica, em Moçambique. Possui 27 anos de experiência na área de Informática, manutenção e suporte de hardware em computadores de pequeno, médio e grande porte. Na Ciência da Informação dá ênfase à Teoria Geral da Informação com os temas: gestão da informação e do conhecimento, aprendizagem, expertise, conhecimento tácito, sociedade da informação, inclusão digital, apropriação informacional, políticas de informação. No setor público, atua na Assessoria Técnica da Presidência na Fundação João Pinheiro

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Publicado

29-09-2023

Como Citar

da Conceição Gomes da Silva, R., Hadad Zaidan, F., Luis Braga, J., & Araújo Câmara, M. (2023). Integração Kaizen e Canvas à gestão do conhecimento. Revista De Ciências Da Administração, 25(65), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2023.e84921

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