A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensino

Marília Zabel, Ana Paula dos Santos Malheiros

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir de que modo uma disciplina de Prática de Ensino contribui para a formação do professor de Matemática em relação ao uso das tecnologias digitais na Educação Básica. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizamos como procedimentos metodológicos o acompanhamento da disciplina e entrevistas realizadas com alguns licenciandos e com o professor. Para a compreensão dos dados, nos apoiamos em Bovo (2004), que elenca alguns conhecimentos necessários aos professores para o uso das tecnologias digitais, e outros autores como Ponte et al. (2003), Perrenoud (2000) e Costa et al. (2012), que apontam competências relacionadas a esses conhecimentos. A partir disso, identificamos que a disciplina promoveu o desenvolvimento de competências e conhecimentos relacionados ao uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, sendo que os futuros professores puderam articular conhecimentos teóricos e práticos durante a disciplina, além de discutirem sobre as possibilidades dessas tecnologias no contexto escolar. 


Palavras-chave


educação a distância; formação de professores; licenciatura em matemática; tecnologias digitais

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DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p113

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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