Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos: algumas potencialidades

Autores

  • Laís Baldissarelli Araújo Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Muenchen Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p51

Resumo

Procura-se, com o presente artigo, destacar as potencialidades encontradas por professoras de uma escola pública estadual de Santa Maria/RS ao utilizarem a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para a organização curricular e também como ferramenta didático-pedagógica em sala de aula. Os instrumentos utilizados na coleta de informações foram: questionário, diários da prática pedagógica das docentes, diários da pesquisadora, entrevistas semiestruturadas e análise documental dos planejamentos das aulas. A metodologia utilizada para análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Nas potencialidades, agruparam-se características como: a participação, a problematização e o diálogo construído entre educador-educandos e a relevância do processo formativo realizado.

Biografia do Autor

Laís Baldissarelli Araújo, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2012). Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2015).

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação pela mesma instituição e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora Adjunta da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEM&EF) da Universidade Federal de Santa Maria. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD). É editora da seção Ensino da Revista Ciência e Natura, editada e publicada pelo Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase em inovações curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos, Configurações Curriculares mediante o enfoque CTS e Práticas Freireanas no Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Artigos