Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos: algumas potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p51Resumo
Procura-se, com o presente artigo, destacar as potencialidades encontradas por professoras de uma escola pública estadual de Santa Maria/RS ao utilizarem a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para a organização curricular e também como ferramenta didático-pedagógica em sala de aula. Os instrumentos utilizados na coleta de informações foram: questionário, diários da prática pedagógica das docentes, diários da pesquisadora, entrevistas semiestruturadas e análise documental dos planejamentos das aulas. A metodologia utilizada para análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Nas potencialidades, agruparam-se características como: a participação, a problematização e o diálogo construído entre educador-educandos e a relevância do processo formativo realizado.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.