Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos: algumas potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p51Resumo
Procura-se, com o presente artigo, destacar as potencialidades encontradas por professoras de uma escola pública estadual de Santa Maria/RS ao utilizarem a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) para a organização curricular e também como ferramenta didático-pedagógica em sala de aula. Os instrumentos utilizados na coleta de informações foram: questionário, diários da prática pedagógica das docentes, diários da pesquisadora, entrevistas semiestruturadas e análise documental dos planejamentos das aulas. A metodologia utilizada para análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD). Nas potencialidades, agruparam-se características como: a participação, a problematização e o diálogo construído entre educador-educandos e a relevância do processo formativo realizado.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
