Noções de estudantes a respeito dos aspectos da natureza da ciência e de uma investigação científica

Francisco Brenzam Filho, Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo investigar as concepções de estudantes do Ensino Fundamental sobre seus hábitos alimentares e alimentação equilibrada. Este estudo qualitativo e caracterizado como pesquisa exploratória incluiu 15 alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados mediante questionário e discutidos com base em uma análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos compreendem ao menos em parte a importância de uma alimentação balanceada para a saúde. Além disso, os participantes contribuíram com concepções variadas sobre alimentação balanceada, algumas das quais apresentaram uma relação com os conhecimentos científicos associados, ao passo que outras eram embasadas principalmente em conceitos espontâneos. Contudo, algumas concepções sobre o tema careceram de robustez, o que aponta para a necessidade de aprofundar a discussão sobre alimentação equilibrada na escola.

Palavras-chave


Natureza da ciência; Investigação científica; Ensino de ciências

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DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p303

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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