Os registros de representação semiótica no estudo da reta com enfoque na geometria analítica

Autores

  • Joseide Justin Dallemole
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil- campus Canoas-RS.
  • Lorenzo Moreno Ruiz Departamento de Física e Matemática da Universidade de La Laguna em Tenerife-Espanha.

Resumo

Apresenta-se, neste trabalho, o cenário virtual implementado no sistema Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA) e os resultados referentes aos conceitos de Reta, que é um recorte da investigação com o conteúdo de Geometria Analítica fundamentado na teoria de Duval sobre os Registros de Representação Semiótica. A pesquisa visou investigar as dificuldades de alunos de Licenciatura em Matemática na conversão dos Registros de representação semiótica, em Geometria Analítica, nos conteúdos de Reta, e as contribuições do sistema SIENA para a identificação dessas dificuldades e na recuperação individualizada deste conteúdo. Adotou-se a metodologia qualitativa, com ênfase no método de estudo de caso. A experiência abrangeu dez alunos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Luterana do Brasil/Canoas-RS. Constatou-se que os alunos possuem dificuldades nas conversões entre os registros língua natural, algébrico e gráfico no conteúdo de Reta, devendo-se valorizar mais esta abordagem no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Joseide Justin Dallemole

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Cenecista de Osório (2003), pós-graduação lato sensu- Especialização em Educação Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2005) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2010).

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil- campus Canoas-RS.

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), especialização em Matemática pela
Universidade do Vale do Rio do Sinos UNISINOS e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1997), título reconhecido pela Universidade de São Paulo USP. Atualmente é diretora da SBEM/RS e professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.

Lorenzo Moreno Ruiz, Departamento de Física e Matemática da Universidade de La Laguna em Tenerife-Espanha.

Professor Dr. do Departamento de Física e Matemática da Universidade de La Laguna em Tenerife-Espanha

Downloads

Publicado

2011-11-01

Edição

Seção

Artigos