Os registros de representação semiótica no estudo da reta com enfoque na geometria analítica
Resumo
Apresenta-se, neste trabalho, o cenário virtual implementado no sistema Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA) e os resultados referentes aos conceitos de Reta, que é um recorte da investigação com o conteúdo de Geometria Analítica fundamentado na teoria de Duval sobre os Registros de Representação Semiótica. A pesquisa visou investigar as dificuldades de alunos de Licenciatura em Matemática na conversão dos Registros de representação semiótica, em Geometria Analítica, nos conteúdos de Reta, e as contribuições do sistema SIENA para a identificação dessas dificuldades e na recuperação individualizada deste conteúdo. Adotou-se a metodologia qualitativa, com ênfase no método de estudo de caso. A experiência abrangeu dez alunos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Luterana do Brasil/Canoas-RS. Constatou-se que os alunos possuem dificuldades nas conversões entre os registros língua natural, algébrico e gráfico no conteúdo de Reta, devendo-se valorizar mais esta abordagem no processo de ensino e aprendizagem.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
