Os registros de representação semiótica no estudo da reta com enfoque na geometria analítica
Abstract
Apresenta-se, neste trabalho, o cenário virtual implementado no sistema Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA) e os resultados referentes aos conceitos de Reta, que é um recorte da investigação com o conteúdo de Geometria Analítica fundamentado na teoria de Duval sobre os Registros de Representação Semiótica. A pesquisa visou investigar as dificuldades de alunos de Licenciatura em Matemática na conversão dos Registros de representação semiótica, em Geometria Analítica, nos conteúdos de Reta, e as contribuições do sistema SIENA para a identificação dessas dificuldades e na recuperação individualizada deste conteúdo. Adotou-se a metodologia qualitativa, com ênfase no método de estudo de caso. A experiência abrangeu dez alunos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Luterana do Brasil/Canoas-RS. Constatou-se que os alunos possuem dificuldades nas conversões entre os registros língua natural, algébrico e gráfico no conteúdo de Reta, devendo-se valorizar mais esta abordagem no processo de ensino e aprendizagem.Downloads
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