Fontes alternativas de energia automotiva no ensino médio profissionalizante: análise de uma proposta contextualizada de ensino de física em um curso técnico

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Ricardo Formenton

Resumo


Nesta pesquisa são analisadas as contribuições decorrentes de uma proposta de Ensino de Física baseada na pluralidade de ações pedagógicas como pesquisas, seminários e debate, envolvendo 108 alunos do curso técnico de Automação Industrial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - campus de Guarulhos. As atividades foram realizadas na disciplina de Máquinas Elétricas buscando atender as orientações do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSP, que defende uma educação profissionalizante ampliada capaz de proporcionar uma formação cidadã e estimular a autonomia de pensamento e de ação dos estudantes. Para isto, procurou-se realizar uma abordagem temática alinhada ao movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), enfocando discussões sobre Fontes de Energia Automotiva, visando preparar os alunos para importantes desafios da profissão, estimulando a construção de capacidade de análise crítica acerca da atividade científica e tecnológica.

Palavras-chave


Ensino profissionalizante; CTS; Fontes de energia automotiva

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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