Fontes alternativas de energia automotiva no ensino médio profissionalizante: análise de uma proposta contextualizada de ensino de física em um curso técnico
Abstract
Nesta pesquisa são analisadas as contribuições decorrentes de uma proposta de Ensino de Física baseada na pluralidade de ações pedagógicas como pesquisas, seminários e debate, envolvendo 108 alunos do curso técnico de Automação Industrial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - campus de Guarulhos. As atividades foram realizadas na disciplina de Máquinas Elétricas buscando atender as orientações do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSP, que defende uma educação profissionalizante ampliada capaz de proporcionar uma formação cidadã e estimular a autonomia de pensamento e de ação dos estudantes. Para isto, procurou-se realizar uma abordagem temática alinhada ao movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), enfocando discussões sobre Fontes de Energia Automotiva, visando preparar os alunos para importantes desafios da profissão, estimulando a construção de capacidade de análise crítica acerca da atividade científica e tecnológica.Downloads
Published
Issue
Section
License
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY