Fontes alternativas de energia automotiva no ensino médio profissionalizante: análise de uma proposta contextualizada de ensino de física em um curso técnico

Autor/innen

  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo-SP.
  • Ricardo Formenton Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica de São Paulo e Universidade Cruzeiro do Sul.

Abstract

Nesta pesquisa são analisadas as contribuições decorrentes de uma proposta de Ensino de Física baseada na pluralidade de ações pedagógicas como pesquisas, seminários e debate, envolvendo 108 alunos do curso técnico de Automação Industrial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - campus de Guarulhos. As atividades foram realizadas na disciplina de Máquinas Elétricas buscando atender as orientações do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSP, que defende uma educação profissionalizante ampliada capaz de proporcionar uma formação cidadã e estimular a autonomia de pensamento e de ação dos estudantes. Para isto, procurou-se realizar uma abordagem temática alinhada ao movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), enfocando discussões sobre Fontes de Energia Automotiva, visando preparar os alunos para importantes desafios da profissão, estimulando a construção de capacidade de análise crítica acerca da atividade científica e tecnológica.

Autor/innen-Biografien

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo-SP.

Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo, tornou-se Mestre e Doutor pela mesma Instituição na área experimental de Física de Plasmas. Iniciou a docência no Ensino Superior em 1994 e atualmente é professor Titular da Universidade Cruzeiro do Sul, onde leciona e coordena Cursos de Especialização presencial e a distância.

 

 

 

Ricardo Formenton, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica de São Paulo e Universidade Cruzeiro do Sul.

Formou-se Mestre em Ensino de Ciências Acadêmico (Física)
pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011, orientado pelo Prof. Dr. Mauro Sérgio Teixeira de Araújo. Graduado em engenharia elétrica, modalidade eletrotécnica, na Faculdade de Engenharia Industrial, trabalhou em indústrias e empresas exercendo a função de engenheiro de instalações e de manutenção. Logo após, iniciou carreira acadêmica como professor de cursos profissionalizantes em estabelecimentos governamentais e particulares de ensino.
Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Guarulhos.

Veröffentlicht

2012-05-01

Ausgabe

Rubrik

Artigos