Abordagem Temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS

Autores

  • Décio Auler Universidade Federal de Santa Maria
  • Antonio Marcos Teixeira Dalmolin Universidade Federal de Santa Maria
  • Veridiana dos Santos Fenalti Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

currículo, abordagem temática, freire, CTS

Resumo

O educador brasileiro Paulo Freire, assim como referenciais ligados ao enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), defendem o uso de temas nos encaminhamentos curriculares. Tendo como pano de fundo uma tentativa de aproximação entre estes dois referenciais, surgeo problema da presente pesquisa, ou seja, qual a natureza destes temas? Freire e o enfoque CTS estão falando da mesma coisa? Como objetivo central desta busca-se aprofundar aspectos teórico-metodológicos da relação entre temas geradores, conceituados por Paulo Freire, e temas articulados ao enfoque CTS. Constitui-se numa pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando-se como fontes: periódicos, anais de eventos, coletânea de cadernos e guias didáticos. Como resultados, destacam-se cinco categorias: a) Abrangência dos temas; b) Surgimento dos temas; c) Disciplinas envolvidas na estruturação do tema, d) Relação tema/conteúdo e e) Conteúdo tradicional designado de tema.

Biografia do Autor

Décio Auler, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Física (1987), mestrado em Educação (Ensino de Ciências Naturais) pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Educação (Ensino de Ciências Naturais) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Maria. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em currículos, atuando principalmente nos temas enfoque CTS e abordagem temática.

Antonio Marcos Teixeira Dalmolin, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciando em Física na Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve atividades de Ensino-Pesquisa-Extensão no âmbito da Educação em Ciências.

Veridiana dos Santos Fenalti, Universidade Federal de Santa Maria

Licencianda em Física na Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve atividades de Ensino-Pesquisa-Extensão no âmbito da Educação em Ciências.

Downloads

Edição

Seção

Artigos