Abordagem Temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS
Resumo
O educador brasileiro Paulo Freire, assim como referenciais ligados ao enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), defendem o uso de temas nos encaminhamentos curriculares. Tendo como pano de fundo uma tentativa de aproximação entre estes dois referenciais, surgeo problema da presente pesquisa, ou seja, qual a natureza destes temas? Freire e o enfoque CTS estão falando da mesma coisa? Como objetivo central desta busca-se aprofundar aspectos teórico-metodológicos da relação entre temas geradores, conceituados por Paulo Freire, e temas articulados ao enfoque CTS. Constitui-se numa pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando-se como fontes: periódicos, anais de eventos, coletânea de cadernos e guias didáticos. Como resultados, destacam-se cinco categorias: a) Abrangência dos temas; b) Surgimento dos temas; c) Disciplinas envolvidas na estruturação do tema, d) Relação tema/conteúdo e e) Conteúdo tradicional designado de tema.Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
