Abordagem Temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS

Autor/innen

  • Décio Auler Universidade Federal de Santa Maria
  • Antonio Marcos Teixeira Dalmolin Universidade Federal de Santa Maria
  • Veridiana dos Santos Fenalti Universidade Federal de Santa Maria

Abstract

O educador brasileiro Paulo Freire, assim como referenciais ligados ao enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), defendem o uso de temas nos encaminhamentos curriculares. Tendo como pano de fundo uma tentativa de aproximação entre estes dois referenciais, surgeo problema da presente pesquisa, ou seja, qual a natureza destes temas? Freire e o enfoque CTS estão falando da mesma coisa? Como objetivo central desta busca-se aprofundar aspectos teórico-metodológicos da relação entre temas geradores, conceituados por Paulo Freire, e temas articulados ao enfoque CTS. Constitui-se numa pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando-se como fontes: periódicos, anais de eventos, coletânea de cadernos e guias didáticos. Como resultados, destacam-se cinco categorias: a) Abrangência dos temas; b) Surgimento dos temas; c) Disciplinas envolvidas na estruturação do tema, d) Relação tema/conteúdo e e) Conteúdo tradicional designado de tema.

Autor/innen-Biografien

Décio Auler, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Física (1987), mestrado em Educação (Ensino de Ciências Naturais) pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Educação (Ensino de Ciências Naturais) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Maria. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em currículos, atuando principalmente nos temas enfoque CTS e abordagem temática.

Antonio Marcos Teixeira Dalmolin, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciando em Física na Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve atividades de Ensino-Pesquisa-Extensão no âmbito da Educação em Ciências.

Veridiana dos Santos Fenalti, Universidade Federal de Santa Maria

Licencianda em Física na Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve atividades de Ensino-Pesquisa-Extensão no âmbito da Educação em Ciências.

Ausgabe

Rubrik

Artigos