Abordagem Temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS
Abstract
O educador brasileiro Paulo Freire, assim como referenciais ligados ao enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), defendem o uso de temas nos encaminhamentos curriculares. Tendo como pano de fundo uma tentativa de aproximação entre estes dois referenciais, surgeo problema da presente pesquisa, ou seja, qual a natureza destes temas? Freire e o enfoque CTS estão falando da mesma coisa? Como objetivo central desta busca-se aprofundar aspectos teórico-metodológicos da relação entre temas geradores, conceituados por Paulo Freire, e temas articulados ao enfoque CTS. Constitui-se numa pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando-se como fontes: periódicos, anais de eventos, coletânea de cadernos e guias didáticos. Como resultados, destacam-se cinco categorias: a) Abrangência dos temas; b) Surgimento dos temas; c) Disciplinas envolvidas na estruturação do tema, d) Relação tema/conteúdo e e) Conteúdo tradicional designado de tema.Downloads
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and publishing rights to their works without restrictions.
By submitting their manuscripts, authors grant Revista Alexandria the exclusive right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt, and build upon the published work, provided that appropriate credit is given to the author(s) and the original publication in this journal.
Authors are also permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the published version of their work in this journal (for example, depositing it in an institutional repository, posting it on a personal website, publishing translations, or including it as a book chapter), provided that authorship and the original publication in Revista Alexandria are properly acknowledged.
