A perspectiva freireana e a tecnologia social no currículo do ensino médio integral: contribuições para o ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e97431

Palavras-chave:

Paulo Freire, Tecnologia social, Estações dos saberes, Ensino em tempo integral

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar potencialidades da inserção da perspectiva freireana e da Tecnologia Social no currículo do Ensino Médio em Tempo Integral, em uma escola da rede estadual da Bahia. A pesquisa foi realizada no âmbito de um processo formativo de professores, no qual foram desenvolvidas algumas Estações dos Saberes, como a “Produção e Adubação”, que contou com a participação de Agentes de Alimentação. As informações foram obtidas por meio de audiogravação e analisadas pela Análise Textual Discursiva, sendo organizadas em uma categoria: “A coparticipação e coaprendizagem das Agentes de Alimentação na implementação de composteiras”. Dentre os resultados, destaca-se a implementação de uma composteira na cozinha da escola, em que a coprodução e a coaprendizagem possibilitaram e contribuíram para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo social dos participantes, promovendo esses aspectos por meio do trabalho coletivo.

Biografia do Autor

Andresa de Jesus dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) (2021), campus Centro de Formação de Professores (CFP). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no subprojeto Interdisciplinar em Astronomia e Inclusão Social e no subprojeto Física; no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/FAPESB e no Programa de Residência Pedagógica.  E mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Patrícia de Jesus Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2021), campus Centro de Formação de Professores. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no subprojeto Interdisciplinar em Astronomia e Inclusão Social e no subprojeto Física; no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/FAPESB e no Programa de Residência Pedagógica. Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Miguel Guilhermino de Archanjo Junior, Universidade Estadual de Santa Cruz

É licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação Ciências (UESC) (2019) e Doutor em Educação Científica e Formação de Professores - Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Jequié, Bahia, Brasil. Professor, lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atuando na área de Ensino de Ciências.

Simoni Tormöhlen Gehlen, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (2006) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2009). Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática desta universidade.

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Publicado

2024-10-14

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Artigos