O uso dos jogos digitais no ensino e a produção de conhecimento matemático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e101201

Palavras-chave:

ensino fundamental, jogos digitais, conhecimento matemático

Resumo

O objetivo desse artigo constitui-se em analisar o uso de jogos digitais no ensino de matemática, no que se refere à possibilidade de que esse recurso possa trazer contribuições para a construção do conhecimento matemático em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Os resultados foram analisados segundo categorias produzidas a partir de uma tarefa diagnóstica avaliativa escrita, um questionário, uma oficina com jogos digitais no formato tabuleiro sobre as quatro operações básicas e uma roda de conversa. Concluiu-se que o uso dos jogos digitais favorece a construção do conhecimento matemático dos estudantes, dinamizando e trazendo a ludicidade ao ensino da matemática de uma escola da rede municipal de ensino de um município da região Sul do Estado do Espírito Santo.

Biografia do Autor

Charlene Onhas Galo, Secretaria Municipal de Educação de Itapemirim

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências – Habilitação Matemática pela Faculdade São Camilo (FAFI-ES – 2003), Especialização em Matemática, área do conhecimento de Ciências Exatas e da Terra, pela Faculdade da Região dos Lagos – RJ (FERLAGOS), Especialização em Educação Especial Inclusiva pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá – RJ (FIJ) e Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade do Espírito Santo (UFES). Atualmente, atua como professora de matemática na Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos de Matemática, Ensino de Geometria e Ensino de Álgebra.

Alana Nunes Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007/2010), Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2011/2013) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017/2020). Possui interesse em conhecimentos de Educação Matemática, Formação de professores, Ensino de Matemática na Educação Básica. É professora Adjunta II do corpo docente do Departamento de Matemática Pura e Aplicada da Universidade Federal do Espírito Santo, no Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS)/Alegre atuando, principalmente, na formação inicial de professores de Matemática. Atualmente, é docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEDUC), atuando na linha de pesquisa de Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

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Publicado

2025-12-03

Edição

Seção

Artigos