Ubiratan D’Ambrosio: do cálculo das variações às variações curriculares

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e103346

Schlagworte:

arquivo pessoal, currículo, educação matemática, matemática

Abstract

O texto analisa a trajetória profissional de Ubiratan D’Ambrosio (1932-2021). Atém-se a três momentos desse percurso. O primeiro, de sua atuação no Brasil, como professor universitário. Posteriormente, o texto analisa sua estadia nos EUA. Por fim, considera o seu retorno ao Brasil. O estudo inscreve-se no movimento internacional de pesquisas sobre a história do conhecimento, com análises sobre os bastidores da produção científica. Tal perspectiva remonta ao chamado “Programa Forte” de David Bloor, de 1976, na afirmação da produção científica como empreendimento social, e seus desdobramentos nas décadas seguintes. Nesse sentido o estudo, lança mão de arquivos pessoais, como os documentos reunidos por D’Ambrosio. Tais documentos, como fontes de pesquisa, permitem a entrada nos bastidores da produção de saberes ligados ao âmbito da matemática, à organização de cursos de matemática e referências para a pesquisa matemática, à ambiência estadunidense para recepção de estrangeiros nas academias e ao movimento de constituição de campos disciplinares como a Educação Matemática no Brasil.

Autor/innen-Biografie

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Doutor pela Faculdade de Educação da USP. Pós-Doutor pela PUC-SP. Livre Docente pela UNIFESP. Presidente do GHEMAT-Brasil (2022-2026). Diretor do CEMAT (www.cemat-ghemat.com ). Dedica-se, sobretudo, à pesquisa sobre História da educação matemática. Editor Chefe das Revistas Histemat e Boletim Acervo. Editor Associado da Revista Brasileira de História da Educação.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2025-12-03

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