Estado do conhecimento no ensino de física para alunos surdos e com deficiência auditiva: incursão nas teses e dissertações brasileiras

Autores

  • Marcela Ribeiro da Silva Universidade Estadual Paulista
  • Eder Pires de Camargo Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p251

Resumo

O artigo analisa a produção de teses e dissertações brasileiras sobre o ensino de Física para alunos surdos e/ou com deficiência auditiva. Os dados consistem em resumos de documentos localizados no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Os resultados indicam: produção acadêmica centralizada nas instituições públicas e na região Sudeste; prevalência de pesquisas que não se vinculam a grupos/linhas de pesquisa sobre a educação inclusiva/educação especial e o ensino de Ciências/Física; enfoque exclusivo na Educação Básica; enfoques temáticos na elaboração/implementação/avaliação de recursos didáticos acessíveis a surdos e/ou deficientes auditivos, nas condições de produção dos/sobre seus processos de ensino e aprendizagem, e na elaboração de sinais para termos científicos. Os resultados suscitam a premência de que a formação inicial e continuada de professores de Física para o trato com esses alunos, e a universidade, como espaço com perspectivas inclusivas, protagonizem a agenda de pesquisa em ensino de Física inclusivo.

Biografia do Autor

Marcela Ribeiro da Silva, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) / Campus São Carlos (2013). Mestra (2016) e doutoranda em Educação para a Ciência, na área de Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) / Campus Bauru. É membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Inclusão Escolar (ENCINE). Desenvolve pesquisa em Ensino de Física, com ênfase na educação inclusiva do público-alvo da Educação Especial.

Eder Pires de Camargo, Universidade Estadual Paulista

É Livre Docente em ensino de Física pela UNESP / Campus Ilha Solteira (2016) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2005). Possui graduação em Licenciatura em Física (1995), mestrado em Educação para a Ciência (2000) e Pós-doutorado (2006) pela UNESP / Campus Bauru. É Docente do Departamento de Física e Química da UNESP / Campus Ilha Solteira. É credenciado como orientador junto aos programas de pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP / Campus Bauru e Interunidades em Ensino de Ciências, Área de Concentração: Ensino de Física, da Universidade de São Paulo (USP) Zona Leste. Orienta trabalhos relacionados ao ensino de ciências e à inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial. Na graduação, leciona disciplinas para os cursos de Licenciatura em Física, Matemática e Biologia, e de Engenharia. Na pós-graduação, leciona disciplinas relacionadas à inclusão escolar de alunos com deficiências. Coordena o grupo de pesquisa Ensino de Ciências e Inclusão Escolar (ENCINE).

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Publicado

2020-05-13

Edição

Seção

Artigos