Modelagem e modelos matemáticos na educação científica

Autor/innen

  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia

Abstract

Neste artigo, discuto o papel que os modelos matemáticos podem desempenhar na educação científica. Partindo do debate mais geral sobre modelos e modelagem, desenvolvo o argumento de que os modelos matemáticos são partes do discurso pedagógico das ciências e, assim, figuram nas práticas pedagógicas como argumentos para justificar conceitos/leis, como conceitos em si mesmos ou como estruturas que ordenam o estudo dos fenômenos
cientificos. Como implicação, sublinho a necessidade da educação científica abordar os modelos matemáticos para além da idéia de “retrato da realidade”.

Autor/innen-Biografie

Jonei Cerqueira Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1997), doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e estágio pós-doutoral na London South Bank University (2008). Atualmente, é professor adjunto do Departamento II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Veröffentlicht

2009-07-01