Modelagem e modelos matemáticos na educação científica

Autores/as

  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia

Resumen

Neste artigo, discuto o papel que os modelos matemáticos podem desempenhar na educação científica. Partindo do debate mais geral sobre modelos e modelagem, desenvolvo o argumento de que os modelos matemáticos são partes do discurso pedagógico das ciências e, assim, figuram nas práticas pedagógicas como argumentos para justificar conceitos/leis, como conceitos em si mesmos ou como estruturas que ordenam o estudo dos fenômenos
cientificos. Como implicação, sublinho a necessidade da educação científica abordar os modelos matemáticos para além da idéia de “retrato da realidade”.

Biografía del autor/a

Jonei Cerqueira Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1997), doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e estágio pós-doutoral na London South Bank University (2008). Atualmente, é professor adjunto do Departamento II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2009-07-01