Função afim na educação básica: estratégias e ideias base mobilizadas por estudantes mediante a resolução de tarefas matemáticas

Autores

  • Veridiana Rezende Universidade Estadual do Paraná
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Tamires Vieira Calado Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p25

Resumo

Considerando que a aprendizagem de um conceito ocorre durante o processo escolar, em decorrência das diversas situações matemáticas vivenciadas pelos sujeitos e, que, em se tratando do conceito de função afim, a constituição pelo aluno de suas ideias base (variável, correspondência, dependência, regularidade e generalização) deve ser proporcionada a partir dos Anos Iniciais, e desenvolvidas no decorrer da escolarização, relatamos neste texto uma investigação com o objetivo de identificar se e como essas ideias base são mobilizadas  por estudantes brasileiros dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Neste contexto, analisamos as estratégias de resolução de três tarefas sobre função afim, sendo uma tarefa do Campo Conceitual Multiplicativo, resolvida pelos seis sujeitos do Ensino Fundamental, e duas tarefas envolvendo problemas mistos, uma aplicada aos doze participantes da investigação e a outra somente aos seis alunos do Ensino Médio. Os resultados apontam principalmente dificuldades em relação à generalização.

Biografia do Autor

Veridiana Rezende, Universidade Estadual do Paraná

Membro do corpo docente do PRPGEM – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual do Paraná - Unespar (Mestrado) e do PPGECEM – Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Membro do corpo docente do PRPGEM – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual do Paraná - Unespar (Mestrado) e do PPGECEM – Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

Tamires Vieira Calado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná – Unespar Campus Campo Mourão/PR (2014). Pós-Graduada em Metodologia do Ensino da Matemática pela FAPI, Faculdade de Pinhais – Pinhais/PR (2016). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática – PPGECEM pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Campus Cascavel/PR (início em 2018).

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Publicado

2020-11-25

Edição

Seção

Artigos