A constituição dos saberes de lógica na formação de professores de matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e75183

Abstract

O objetivo deste artigo foi divulgar o resultado da investigação sobre a constituição dos saberes da Lógica no curso de formação de professores de matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana. Para isso, realizamos um estudo das ferramentas teórico-metodológicas apresentadas por Hofstetter e Schneuwly (2017) sobre os saberes profissionais constituídos para o ensino e a formação de professores. A discussão foi pautada por uma análise dos projetos político-pedagógicos desta Universidade desde a implantação do curso de Licenciatura Plena em 1976, passando pelo currículo 314 até o currículo 318-atualizado em 2018. A disciplina que trata dos saberes da Lógica pelos professores neste curso de formação de professores foi constituída no Departamento de Ciências Humanas e Filosofia sob o título de Tópicos Especiais em Lógica migrando para o Departamento de Ciências Exatas com o nome de Lógica Matemática e Teoria dos Conjuntos implantada no currículo 318. Sendo educadores matemáticos, entendemos que os conteúdos transversais da Lógica são tratados nas demais disciplinas do curso o método dedutivo com teoria dos conjuntos como linguagem ou mesmo quando utilizados testes matemáticos, saberes de lógica proposicional e lógica de predicados.

Autor/innen-Biografien

Rosemeire de Fatima Batistela, Universidade Estadual de Feira de Santana

Fez Licenciatura em Matemática (1998 - 2001) na UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Rio Claro/SP. Fez Mestrado (2003-2004) e Doutorado (2013-2016) em Educação Matemática na mesma Instituição. Tem experiência na área de Ensino de Matemática, Geometria Euclidiana, Filosofia da Matemática e Lógica Matemática. É docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) desde 2011 e atualmente está como professora Adjunta B da área de Educação Matemática do Departamento de Ciências Exatas da UEFS. Participa do Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Educação Matemática (FEM) e lidera em parceria o Grupo de Pesquisa Laboratório de Integração e Articulação entre Educação Matemática e Escola (LIAPEME).

Eliene Barbosa Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestrado e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana, vinculada a área de Educação Matemática. É uma das coordenadoras do Laboratório de Integração e Articulação entre Pesquisa em Educação Matemática e Escola (LIAPEME) e conduz as discussões na linha de pesquisa História da Matemática e de seu ensino. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática e do seu ensino, notadamente na história e ensino do cálculo e da álgebra; bem como na história do livro didático de matemática e da formação do professor que ensina matemática.

Marcelo Leon Caffe de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

É Licenciado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (1995), especialista em Política do Planejamento Pedagógico: Currículo, Didática e Avaliação pela Universidade do Estado da Bahia (2005), mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Estadual de Feira de Santana e pela Universidade Federal da Bahia (2007) e é doutorando no mesmo programa. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e membro do Laboratório de Integração e Articulação entre Pesquisas em Educação Matemática e Escola (LIAPEME). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Lógica Matemática, Geometria Euclidiana e leitura e escrita em Matemática.

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Veröffentlicht

2021-11-16

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