Microbiologia em quadrinhos
análise do conteúdo bacteriologia nos livros didáticos como ponto de partida para a produção de histórias em quadrinho
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e75793Resumen
A utilização de histórias em quadrinhos (HQs) no ensino, vem sendo relatada como uma estratégia promissora, em função de sua atratividade, facilidade de comunicação com o leitor e de estabelecer contextualizações e interações entre diferentes saberes. Com o objetivo de apresentar aos estudantes do Ensino Médio, conceitos científicos relacionados à bacteriologia, utilizando HQs como recurso didático, foram produzidas e avaliadas duas HQs que envolveram temáticas referentes à essa disciplina. Para seleção do conteúdo apresentado nas histórias, foi analisada a abordagem da Bacteriologia em três coleções de livros didáticos do Ensino Médio utilizados em escolas públicas, objetivando a identificação de assuntos margeados e/ou negligenciados, assim como pontos para contextualização. A avaliação das HQs, realizada por meio da análise de questionários respondidos por alunos do 3º ano do Ensino Médio, permitiu considerar que esse recurso foi bem aceito pelos estudantes, potencializou a aprendizagem dos conteúdos abordados e promoveu a contextualização dos mesmos, o que é indispensável para dar significado ao que é ensinado.
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