¿Como estamos investigando? Aspectos metodológicos de los estúdios em la interfaz entre la educación y las tecnologías

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e102041

Palabras clave:

Educación en ciencias, Tecnología Educativa, Revisión de literatura, Investigación en educación, Metodología de investigación

Resumen

La construcción de este trabajo ocurrió colectivamente en el contexto de un grupo de investigación brasileño, como una actividad de formación de nuevos investigadores. En este contexto, este artículo presenta un análisis de indicaciones metodológicas en publicaciones científicas cuya temática explora la interfaz entre educación en ciencias y tecnologías. El estudio se justifica por la necesidad de comprender cuáles son los caminos metodológicos más utilizados en este campo y qué significados se pueden atribuir a esas elecciones. Para ello se utilizó una revisión integrativa de la literatura. Se eligieron cinco bases de datos (Eric, Scielo, Web of Science, Redalyc y Scopus). El lapso de tiempo abarcó el período 2011-2021. El corpus de análisis resultó en 324 artículos. Los resultados muestran que existe una preponderancia de estudios cualitativos. Las elecciones metodológicas de la mayoría de los estudios analizados los posicionan como investigaciones cuyos fundamentos están en las Ciencias Humanas y Sociales, lo que puede indicar la comprensión de que las tecnologías son fenómenos sociotécnicos, por lo tanto, esencialmente culturales y humanos. El estudio también muestra brechas en la definición clara de algunos elementos metodológicos como la tipificación, el propósito de la investigación y los procedimientos o perspectivas analíticas. Las técnicas de recopilación de datos se describen claramente en la mayoría de los estudios.

Biografía del autor/a

Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Professora associada da Universidade Federal de Itajubá e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Letras, especialista em Língua Portuguesa e mestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TeCDEC). Foca suas pesquisas na interseção entre as áreas de Educação, Linguagens e Tecnologias, especialmente nos seguintes temas: práticas discursivas mediadas por tecnologias digitais; autoria e cidadania na cultura digital; narrativas digitais, currículo e formação docente; educação midiática e educação científica.

Mikael Frank Rezende Junior, Universidade Federal de Itajubá

Professor titular da Universidade Federal de Itajubá e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Licenciado em Física, mestre em Educação e doutor em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TeCDEC). Foca suas pesquisas na interface entre Educação e Tecnologias, principalmente em temas como Inteligência Artificial e Plataformização na Educação.

Juliana Maria Sampaio Furlani, Universidade Federal de Itajubá

Professora associada da Universidade Federal de Itajubá e docente colaboradora no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Ensino de Ciências pela UFMG, licenciada em Química (Utramig) e bacharel em Engenharia Química (UFMG). É membro fundadora do Instituto Sua Ciência. Tem interesse na formação inicial e continuada de professores e uso das tecnologias digitais em sala de aula; educação a distância; permanência e evasão nos cursos de licenciatura em física e química. É membro do Grupo de Pesquisa TeCDEC. Participa da Rede de Pesquisa EaD.

Márcia de Souza Luz Freitas, Universidade Federal de Itajubá

Professora da Universidade Federal de Itajubá. É graduada em Letras pelo Centro Universitário Unilavras, mestra em Educação, com ênfase em Ensino Superior, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutora em Letras - Programa de Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Integra os grupos de pesquisa Núcleo OFF e TecDEC. Faz parte do Projeto TermNeo (Observatório de Neologismos do Português Brasileiro Contemporâneo) da USP. Sua experiência na área de Letras tem ênfase em Língua Portuguesa, principalmente em produção textual de gêneros acadêmicos e técnicos, letramento acadêmico, terminologia e lexicologia, morfossintaxe, ensino de língua materna e português língua estrangeira.

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Publicado

2025-12-03

Número

Sección

Artigos