Como estamos pesquisando? Aspectos metodológicos de estudos na interface entre Educação e Tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e102041

Palavras-chave:

educação em ciências, tecnologia educacional, revisão de literatura, pesquisa em educação, metodologia de pesquisa

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das indicações metodológicas em publicações científicas cuja temática explore a interface entre educação em ciências e tecnologias. Utilizou-se a revisão integrativa de literatura. Foram escolhidas cinco bases de dados (Eric, Scielo, Web of Science, Redalyc e Scopus). O lapso temporal abarcou o período de 2011-2021. O corpus de análise resultou em 324 artigos. Os resultados mostram que há uma preponderância de estudos de natureza qualitativa. As escolhas metodológicas da maioria dos estudos analisados os posicionam como pesquisas cujos fundamentos estão nas Ciências Humanas e Sociais, o que pode indicar o entendimento de que as tecnologias são fenômenos sociotécnicos, portanto, essencialmente culturais e humanos. Os estudos do corpus também apresentam lacunas na definição clara de alguns elementos metodológicos como tipificação, finalidade da pesquisa e procedimentos ou perspectivas analíticas. Já as técnicas de coleta de dados são claramente descritas na maioria dos estudos.

Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Professora associada da Universidade Federal de Itajubá e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Letras, especialista em Língua Portuguesa e mestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TeCDEC). Foca suas pesquisas na interseção entre as áreas de Educação, Linguagens e Tecnologias, especialmente nos seguintes temas: práticas discursivas mediadas por tecnologias digitais; autoria e cidadania na cultura digital; narrativas digitais, currículo e formação docente; educação midiática e educação científica.

Mikael Frank Rezende Junior, Universidade Federal de Itajubá

Professor titular da Universidade Federal de Itajubá e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Licenciado em Física, mestre em Educação e doutor em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TeCDEC). Foca suas pesquisas na interface entre Educação e Tecnologias, principalmente em temas como Inteligência Artificial e Plataformização na Educação.

Juliana Maria Sampaio Furlani, Universidade Federal de Itajubá

Professora associada da Universidade Federal de Itajubá e docente colaboradora no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Ensino de Ciências pela UFMG, licenciada em Química (Utramig) e bacharel em Engenharia Química (UFMG). É membro fundadora do Instituto Sua Ciência. Tem interesse na formação inicial e continuada de professores e uso das tecnologias digitais em sala de aula; educação a distância; permanência e evasão nos cursos de licenciatura em física e química. É membro do Grupo de Pesquisa TeCDEC. Participa da Rede de Pesquisa EaD.

Márcia de Souza Luz Freitas, Universidade Federal de Itajubá

Professora da Universidade Federal de Itajubá. É graduada em Letras pelo Centro Universitário Unilavras, mestra em Educação, com ênfase em Ensino Superior, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutora em Letras - Programa de Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Integra os grupos de pesquisa Núcleo OFF e TecDEC. Faz parte do Projeto TermNeo (Observatório de Neologismos do Português Brasileiro Contemporâneo) da USP. Sua experiência na área de Letras tem ênfase em Língua Portuguesa, principalmente em produção textual de gêneros acadêmicos e técnicos, letramento acadêmico, terminologia e lexicologia, morfossintaxe, ensino de língua materna e português língua estrangeira.

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Publicado

2025-12-03

Edição

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Artigos